Por Ricardo Meneses, Gerente de Obras da AG7
Atualmente, o mercado imobiliário não é mais baseado na tarefa de somente encontrar um teto para morar, mas sim em buscar projetos de arquitetura que possuem uma identidade única, principalmente quando falamos em empreendimentos de alto padrão, simbolizando e incentivando o ritmo de vida do morador. É dentro dessa lógica que fomos até a Suíça para entender como dar vida ao PACE, empreendimento ocalizado em Curitiba que exala a ideia de bem-estar aliada a hotelarização da moradia em um empreendimento com design diferenciado.
No país, realizamos um estudo usando um simulador de vento, que chamamos de túnel de vento. Ao lado da empresa de engenharia eólica Nova Fluids Mechanics, que faz simulações para grandes empreendimentos de aeroportos, pontes, plataformas petrolíferas e arranha-céus, fizemos uma maquete da torre do PACE e do entorno dele para avaliar o impacto do vento, então descobrimos como modelarfisicamente tanto o edifício quanto o seu redor.
Assim que tudo é estruturado, aciona-se uma turbina que considera todas as condições climáticas do local. Esses dados foram utilizados por projetistas para atender todas as especificações necessárias de um empreendimento desse porte, envolvendo tópicos como carregamento estrutural, a qualidade do conforto dos moradores e as pressões do vento na fachada.
Essas informações também passaram pelo olhar do engenheiro civil Sérgio Stolovas, referência internacional na área e responsável pela análise de torres extremamente altas que temos no Brasil. Ao fim desse processo, pudemos comprovar não somente a rigidez da edificação, como a segurança e conforto dos usuários em todos os aspectos, até mesmo na movimentação das piscinas.
Saindo do papel
O estudo foi essencial para que pudéssemos estruturar um projeto que mesclasse estética e funcionalidade. A ideia era levantar uma empreendimento tropicalizado, que transformasse a paisagem urbana e trouxesse elementos da natureza e da cidade. Com isso, conseguimos desencadear diversas ações que não só beneficiassem a comunidade curitibana como um todo, mas garantissem a qualidade absoluta de moradia.
Apenas para ter uma amostra disso, fizemos uma doação de uma grande parte do terreno para a execução de uma via pública de desaceleração, que contempla um viário com paisagismo e iluminação em uma região que ainda está em crescente expansão e exige um maior cuidado com os pedestres. E, para completar, estamos ativamente participando de planos a longo prazo que envolvem a ação direta no urbanismo da capital curitibana, como a extensão do Parque Linear que se inicia no Parque Barigui, e conta com a implantação de ciclovias e a melhoria na situação de vida de pessoas que estão alocadas em locais impróprios para moradias e com risco de inundação.
Foi justamente esse olhar ampliado que nos permitiu planejar os mínimos detalhes, partindo da cidade para o empreendimento que possui a vista mais incrível de Curitiba. Em um terreno de mais de 5 mil m², o projeto alocou todas as áreas de permanência, como suítes e áreas sociais, voltadas à insolação norte, privilegiando a iluminação e temperatura de todos estes ambientes. Já a implantação da torre no terreno foi pensada para estar no nível mais alto possível, trazendo uma visão completa de todos os elementos do bairro, como o próprio Parque Barigui, além da Serra do Mar.
Inclusive, o paisagismo, reforçado pelas ideias do botânico Ricardo Cardim, é voltado à arqueologia botânica de Curitiba, resgatando a vegetação ancestral e criando uma harmonia entre o design moderno e natural. Composto por espécies nativas da Mata Atlântica, a pele do empreendimento traz uma densidade de vegetação não só com forração ou pendentes, mas também arbustivas, que vestem de verde toda a fachada de mais de 160 metros de altura.
Máximo da exclusividade
Por fim, vale destacar que a arquitetura e o design do PACE foram muito além da magnitude dos seus traços. O seu projeto conseguiu promover todas as facilities de grandes redes hoteleiras no conforto da sua oradia, garantindo uma rotina otimizada e de bem-estar.
Hoje, a maioria das pessoas tem uma agenda intensa, com uma grande escassez de tempo para se exercitar e/ou relaxar. Por isso, montamos uma estrutura física de amenidades que conta com uma academia de mais de 300m², talvez a maior de condomínio do país, um SPA com mais de 13 terapias e uma infinidade de áreas de convívio e lazer. Fora outras vantagens, que vão desde o atendimento personalizado de um concierge até serviços de jardinagem e manutenção para a casa.
Ou seja, os moradores podem transferir a preocupação com o empreendimento para as escolhas de como usufruir de todos os conceitos que ele oferece. É uma transformação da experiência de morar.
Luxo esse que tem o poder de quebrar pradrões.
- Energia solar para residências pode ficar 13% mais cara, projeta Greener
- Curitiba é primeira capital da América Latina com selo Active Score nível platinum
- Cushman & Wakefield anuncia Marcel Bordeaux como Diretor de Transações Imobiliárias no Brasil
- Última fase do Tiê Residencial, na Tijuca, terá unidades de três e quatro quartos viradas para o verde da montanha
- Fator Realty planeja lançar mais R$ 400 milhões em imóveis em Salvador em 2025