ConstruCode conquista primeiro lugar no ranking 100 OPEN STARTUPS, na categoria das Construtechs

Construtech TOP 1, segundo o Ranking da 100 Open Startups, otimiza operações e gastos durante a obra.

Nesta terça-feira, 8 de novembro, a 100 Open Startups, plataforma mais importante de open innovation na América Latina, anunciou as premiadas no Ranking 100 Open Startups 2022. Entre as 10 open construtechs com soluções mais inovadoras do Brasil, a ConstruCode, startup de gestão de documentos presente em mais de 2.400 obras no país, foi contemplada com o primeiro lugar.

Líder do ranking pelo segundo ano consecutivo, a ConstruCode chama atenção por promover a digitalização dos canteiros de obras, ao armazenar, compartilhar e gerenciar documentos do escritório de projetos até o canteiro de obras, através de Códigos QR. Por meio do sistema de gestão de documentos (GED), a construtech automatiza o controle de revisões de documentos e identifica possíveis conflitos de informação antes da execução, proporcionando reduções significativas nos custos.  

Diego Mendes, engenheiro civil e CEO da ConstruCode, conta que uma comunicação eficiente é fundamental para diminuir ruídos e eventuais equívocos, como duplicidade ou falta de algum dado. “A premiação é importante, pois reconhece as startups pelo volume de trabalho desenvolvido, ou seja, pela representatividade no segmento de atuação. Ficamos muito felizes em sermos reconhecidos por mais um ano pela transformação que promovemos nos canteiros, afinal a tecnologia traz agilidade a todo o processo e, em apenas um clique, conectamos cada um dos agentes da construção. O projeto é distribuído nas obras por meio de Códigos QR, assim a gestão dos documentos acontece de forma prática e efetiva, descomplicando a comunicação”.

O aplicativo permite o acesso online e offline de todos os agentes da construção a informações atualizadas em tempo real. Ao conectar desde os projetistas até os times de campo, a plataforma elimina erros construtivos pois garante o rastreio das informações e a disponibilidade de informações corretas. 

Um dos principais diferenciais da construtech é unir tecnologia e sustentabilidade para levar gestão inteligente do escritório até os canteiros. Com a plataforma, é possível evitar, em média, 12 toneladas emitidas de CO2 e preservar 34 árvores (por obra). A taxa de redução de papel gasto com projetos impressos é superior a 90%. No total, as obras digitalizadas pela empresa já economizaram 250 milhões de metros quadrados de papel, salvando mais de 70 mil árvores. 

A 100 Open Startups é uma plataforma internacional que conecta grandes empresas a startups. No ano passado, foram mais de 18 mil inscritos na premiação, e neste ano, mais de 3.800 fecharam contratos com corporações. O movimento no mercado comprova a introdução e o crescimento da tecnologia em diferentes setores, inclusive na construção civil. O ranking completo está disponível no site: www.openstartups.net/site/ranking/