Na CASACOR São Paulo 2025, que acontece até 03 de agosto, no Parque da Água Branca, a funcionalidade não limita a criatividade. Pelo contrário: espaços pensados para servir ao público, como bares, restaurantes e cafés, também assumem o protagonismo no que diz respeito à estética, à experiência sensorial e ao design que emociona. A seguir, cinco ambientes funcionais da mostra que comprovam como arquitetura e beleza caminham juntas, mesmo nos projetos mais importantes.
1. Casa Buriti – Fernanda Rubatino Arquitetura
Assinado por Fernanda Rubatino, que participa pela quinta vez da mostra, o restaurante Casa Buriti é um manifesto à biofilia e ao vínculo entre o homem e a natureza. Com operação do Mesa Viva, o espaço de 262 m² utiliza iluminação natural, ventilação cruzada, jardins verticais e peças artesanais para criar uma experiência imersiva de brasilidade. As cores – inspiradas na terra, no céu e na vegetação – conectam os visitantes ao ciclo natural da vida. Materiais sustentáveis e mobiliário de madeira certificados reforçam o compromisso com o planeta, enquanto o design atemporal convida à contemplação e ao bem-estar.

2. Arcádia Banco BRB – André Bastos e Pedro de Marqui
Instalado em uma área nobre do edifício principal, com varanda e vista para o verde, o bar Arcadia, assinado por André Bastos e Pedro de Marqui, revela uma convivência harmônica entre o natural e o urbano. O projeto de 140 m² recebe os visitantes com um imponente brilho Baccarat vintage, cujos cristais inusitados e o acabamento dourado adicionam aura palaciana ao ambiente. No teto, o papel de parede da Versace dialoga com a sofisticação, remetendo aos medalhões clássicos em uma releitura contemporânea. A paleta de tons de azul permeia tecidos, padrões e mobiliário distribuídos entre salões, balcões, cozinha e galeria. Já na varanda, o forro metálico martelado reflete líquido a luz como um pôr do sol, em um espetáculo de luz e textura.

3. Forneria San Paolo – Estúdio Modular + palco.AEC
Com construção modular em madeira e metal, a nova unidade da Forneria San Paolo se posiciona como protótipo de um futuro mais sustentável nas cidades. A arquitetura, fruto da colaboração entre o Estúdio Modular e o palco.AEC, privilegia sistemas construtivos industrializados, materiais renováveis e soluções de baixo impacto ambiental. No interior, os 165 m² celebram a hospitalidade italiana em um ambiente caloroso, com tons terrosos, texturas naturais e layout centrado no forno de pizza e no bar – corações pulsantes de convívio. O resultado é um espaço contemporâneo e afetivo, que tem design consciente e atmosfera acolhedora.

4. Le TT Speakeasy – Estúdio Otto Felix
Escondido, misterioso e sensorial, o bar Le TT Speakeasy evoca os tempos da Lei Seca com uma estética que combina a ousadia da belle époque ao requinte do art nouveau. O Studio Otto Felix concebeu o projeto como uma celebração da noite e do encontro. Com 135 m² distribuídos entre salão, banheiros e cozinha, o espaço tem no balcão de madeira maciça com tampo de mármore seu eixo emocional. A luz indireta dá o tom cênico e íntimo da experiência, enquanto o papel de parede e a banqueta TT, desenhados pelo próprio escritório, garantem originalidade e assinatura de autor.

5. Entre Sonhos – Lui Costa
Mais do que um café, Entre Sonhos é um convite à pausa e ao recomeço. Com 269 m², o ambiente concebido por Lui Costa abriga também os lounges e o espaço de eventos da mostra, articulando integração, acolhimento e contemplação. A narrativa sensível parte de metáforas naturais como o brotar de uma semente ou a primeira luz do dia. Materiais como madeira, pedras e tecidos leves combinam a revestimentos em tons terrosos e móveis orgânicos. Espécies nativas compõem o paisagismo funcional, melhorando a qualidade do ar e evocando o tempo necessário para sonhar e crescer – como define o próprio arquiteto.

- Com mais de 3 mil oportunidades de negócio, Construsummit 2025 se consolida como o principal evento de gestão e tecnologia da construção civil
- Branded Residences: nova tendência do mercado imobiliário de luxo levou incorporadoras brasileiras ao estúdio Pininfarina, na Itália
- Novolar abre vendas do Reserva Laguna em Indaiatuba e vende mais de R$ 58 milhões em 48 horas
- Vita Urbana inicia pré lançamento Nurban Rua das Palmeiras com galeria de arte integrada ao projeto
- EZ Parque da Cidade, da Eztec, é reconhecido como Silver Winner no World Prix d’Excellence, principal prêmio do setor imobiliário do planeta