Preço do aluguel em SP completa três anos de altas consecutivas, aponta Índice QuintoAndar Imovelweb

O preço do aluguel em São Paulo segue batendo recorde. Em julho, o valor médio do metro quadrado atingiu R$ 63,99, alta de 0,57% em comparação com junho. São três anos de altas consecutivas no mercado paulista. Os dados são do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje.


Desde julho de 2021 a capital paulista não registra retração ou estagnação dos preços na comparação mensal. Ao todo, são 36 meses de alta ininterrupta. O movimento reforça o aquecimento do mercado imobiliário na cidade, apesar da desaceleração registrada nos últimos meses. No último ano, os preços dos imóveis
subiram 9,32%.


Todas as três tipologias monitoradas pela pesquisa impactaram para esse movimento em São Paulo. Os imóveis de um e dois dormitórios não registram retração nos preços há 36 meses. As residências com três quartos só registraram uma queda pontual neste mesmo período, em setembro de 2023.


“O mercado imobiliário paulistano continua muito aquecido. Diferentemente de outras cidades que vivem um cenário de desaceleração contínua, São Paulo estabilizou a alta em 12 meses num patamar entre 9% e 10%, bem acima da inflação. Antecipar a procura por imóvel é uma alternativa para economizar neste momento”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Nos últimos 12 meses, somente seis bairros monitorados pelo indicador tiveram queda no preço na capital paulista. A maior retração foi registrada na Vila Antonieta, na Zona Leste, onde os preços caíram 6,7% no período. “Na lista dos bairros mais valorizados há localidades de todas as regiões da cidade, o que reforça esse espalhamento da alta dos preços no período”, destaca Reis.


Apesar do preço elevado, os consumidores ainda têm encontrado espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em julho foi de 3,7% – o maior percentual dentre as seis capitais analisadas pelo indicador.