Saiba quais são as startups selecionadas em programa para solucionar problemas de habitação e moradia para famílias de baixa renda

Saiba quais são as startups selecionadas em programa para solucionar problemas de habitação e moradia para famílias de baixa renda

maio 26, 2021 Comentários desativados em Saiba quais são as startups selecionadas em programa para solucionar problemas de habitação e moradia para famílias de baixa renda By admin

Após cerca de um mês de avaliação, o grupo HousingPact acaba de divulgar a lista com as três startups vencedoras do desafio HousingPact Conecta, que teve o objetivo de aproximar essas empresas a grandes corporações do mercado para buscar soluções viáveis e efetivas para problemas de habitação e moradia para a população de baixa renda. 

As inscrições para o programa encerraram no dia 31 de abril e, depois disso, as startups selecionadas passaram por um pitch day com os líderes das empresas realizadoras, dentre elas a Fundação Tide Setubal, BMM, Duratex, ArcelorMittal, Vale, HM Engenharia e o Instituto InterCement. Na ocasião, as empresas puderam apresentar suas propostas e defender suas soluções frente a frente com os executivos. 

Para Mariana Roquette, gestora geral do HousingPact, o projeto teve uma aderência bastante positiva por parte de startups de diferentes segmentos. 

“Tivemos inscrições de startups muito diversas e em estágios bem diferentes. Com a ajuda dos mais de 15 avaliadores, entre os representantes das realizadoras e convidados especialistas, conseguimos equilibrar diferentes pontos de vista na seleção”, comenta Mariana.

Confira, abaixo, as startups selecionadas em cada categoria:

Materiais e processos construtivos inovadores: Knowledge Direction

proposta da KD consiste na fabricação e instalação de uma espuma cerâmica rígida, leve e muito resistente. O material é feito em grandes placas capazes de substituir o gesso em paredes construídas pelo sistema drywall podendo, inclusive, ser utilizado em paredes externas da construção. Feito em estrutura impermeável, que não apodrece, a prova de fogo, isolante termoacústico fixado a estruturas de suporte com parafusos, aceitando todo e qualquer material de revestimento usado na construção civil.

Plataformas para reforma e autoconstrução: iBuild

Criada para ser um marketplace, os serviços da iBuild têm como objetivo avaliar, qualificar, ranquear e divulgar profissionais, empresas, prestadores de serviços e lojistas do setor da construção.

Soluções para coleta e tratamento de dados: Vuxx

A startup é uma transportadora digital que trabalha no modelo de marketplace gerenciado conectando motoristas profissionais de cargas com embarcadores que precisam realizar as entregas e motoristas que recebem mais ofertas de cargas.

Até a decisão final, houveram etapas de recrutamento em todo o Brasil, validação dos projetos por parte das empresas realizadoras e apresentação dos cases para os líderes dessas empresas, que participaram de maneira virtual e votaram nas startups vencedoras. 

“Foi uma oportunidade para que cada startup mostrasse seus objetivos e de que maneira seria possível alcançar os resultados propostos na fase inicial do programa. Com essa conversa, foi possível trocar experiências e tirar dúvidas de uma maneira mais dinâmica e já pensando no resultado final, que trazemos em primeira mão”, comentou João Pedro Brasileiro, CEO da Innovation Latam, empresa que faz a conexão entre startups e grandes empresas para a realização do projeto. 

Para saber mais sobre o programa HousingPact, acesse www.housingpact.com.

Comments are closed