Encontro realizado em Curitiba reuniu empresários para discutir diversificação de investimentos e novas parcerias no setor

A aproximação entre os mercados imobiliários do Paraná e do Paraguai avançou nesta terça-feira (25), durante encontro realizado na sede do SECOVI-PR, em Curitiba. Promovido pelo SECOVI-PR em parceria com a Cámara de Comercio Paraguay Brasil, o evento reuniu representantes do setor imobiliário dos dois países para apresentar o ambiente de investimentos paraguaio, discutir oportunidades no país e criar conexões para novos negócios.
A programação contou com a participação do embaixador do Paraguai em Curitiba, representantes da Cámara de Comercio Paraguay Brasil e seis incorporadoras paraguaias, que apresentaram seus empreendimentos a empresários, construtores, imobiliárias e associados do SECOVI-PR. O encontro também incluiu uma rodada de reuniões B2B entre os participantes.
Para Carolina Vergara, gerente-geral da Cámara de Comercio Paraguay Brasil, a iniciativa deu continuidade à aproximação iniciada em um encontro realizado em Assunção com o SECOVI-PR e ampliou a troca entre os dois mercados.
“É uma troca que permite esse encontro. Não somente mostrar o que está acontecendo no Paraguai, mas abrir um olhar para as oportunidades. Você vê hoje um crescimento urbano, a verticalização, e isso gera inúmeras oportunidades de negócio”, afirmou. Segundo ela, a relação entre Paraná e Paraguai é favorecida pela proximidade geográfica e comercial. O Paraná é o segundo estado brasileiro com maior relação comercial com o Paraguai, o que amplia as possibilidades de investimentos e parcerias no setor imobiliário.
O presidente do SECOVI-PR, Carlos Tavarnaro, destacou que a proximidade com o Paraguai e as características do mercado do país despertam o interesse de investidores e empresários paranaenses. Entre os fatores apontados estão a estabilidade e o crescimento da economia paraguaia, além da facilidade de acesso proporcionada pela fronteira com o Paraná.
“Temos a obrigação de trazer novas oportunidades aos nossos associados. O mercado paraguaio chama atenção pela estabilidade e pelo crescimento econômico, pela proximidade com o Paraná e pelas possibilidades que essa conexão pode gerar”, destacou.
As oportunidades discutidas no evento incluíram desde a aquisição de unidades residenciais por investidores brasileiros até a participação em empreendimentos imobiliários no Paraguai. Segundo o SECOVI-PR, os negócios podem envolver a compra de imóveis compactos — com valores na faixa de US$ 40 mil a US$ 80 mil — até participações societárias em incorporações.
A aproximação também foi apresentada como oportunidade de intercâmbio entre os mercados. Com um setor imobiliário mais desenvolvido e uma trajetória consolidada de urbanização e verticalização, o Paraná pode contribuir com experiências, modelos e soluções para o desenvolvimento do setor no país vizinho.
“A gente tem a oportunidade de aprender com o Paraguai, mas o Paraguai também pode aprender com o Paraná, com modelos, estruturas, tecnologia e materiais. É uma troca que beneficia os dois mercados”, explicou Carolina.
Para o setor imobiliário paranaense, a diversificação dos investimentos e a possibilidade de atuação em um mercado próximo geograficamente foram outros pontos destacados durante o encontro. A conexão pode envolver diferentes perfis de negócios, desde investidores interessados na aquisição de imóveis até empresas que buscam participar de projetos e estabelecer parcerias no Paraguai.
O encontro faz parte das iniciativas do SECOVI-PR para ampliar a conexão de seus associados com novos mercados e fortalecer o relacionamento com empresários e instituições do setor imobiliário. A expectativa é que as reuniões realizadas durante a programação possam gerar novas parcerias e oportunidades de negócios entre Paraná e Paraguai.