M², proximidade de parques e estações e andar, quais fatores realmente afetam o valor do imóvel?

Proptech israelense elenca os princiáis motivos que fazerm uma propriedade custar mais ou menos em São Paulo

Quando se vai comprar ou vender um imóvel, seu tamanho e localização costumam ser  as principais características avaliadas para determinar o valor da propriedade, mas há diversos fatores externos que podem interferir na precificação final.

Nathan Varda, head Propdo, proptech israelense que fornece soluções em software para tomada de decisão no mercado imobiliário e chegou ao Brasil com investimento de US$ 3 milhões, elenca os principais pontos a serem levados em consideração na hora de bater o martelo de quanto vale um imóvel.

Avaliar a finalidade da compra é sempre o primeiro passo?

VERDADE: existe uma grande diferença entre comprar a casa para viver ou como investimento. Também é necessário avaliar o quanto você pode gastar e o motivo da compra. Após definir esses dois pontos com muita cautela, os compradores devem ordenar a importância de cada parâmetro para eles.

Proximidade com parques pode encarecer o preço do imóvel?

VERDADEalguns fatores vão sempre elevar o preço de um imóvel, como a proximidade com parques. As três áreas mais caras da cidade de São Paulo ficam perto dos parques, Ibirapuera, Villa-Lobos e Parque do Povo. Esse fato pode representar um aumento de 10% a 15% no valor do imóvel.

A proximidade com estações de trem e metrô e uma boa vista também são determinantes?

VERDADE: o primeiro motivo também pode representar um aumento de 10% a 15% no valor do imóvel, já o segundo, ter uma boa vista, pode elevar de 15% a 20%.

Poluição do ar não interfere no valor do imóvel?

MITO: a poluição do ar, encontrada em regiões próximas a indústrias, fábricas e terminais de ônibus, são responsáveis por uma queda de 10% a 20% sobre o valor do imóvel. Áreas comerciais próximas também podem diminuir o preço da propriedade de 5% a 10%.

Precificação por metro quadrado é o melhor parâmetro sempre?

MITO: este é um fator confuso para as pessoas. Alguns aspectos podem subir ou descer esse preço, como o tamanho médio do imóvel na região. No Jardim Europa, o preço do m² não está nem entre os cinco mais caros da cidade, por ser comum o grande tamanho das residências. Mas, mesmo assim, por conta do bairro, pode ser a região mais cara de São Paulo.

Imóveis próximos a escolas são sempre valorizados?
MITO
: imóveis próximos a escolas são interessantes para quem tem filhos. Casais sem crianças e idosos não costumam procurar por esse tipo de local. Por isso, nem sempre será um fator que valorizará o imóvel. Irá depender do perfil do comprador.

·Áreas que vão receber reurbanização são mais valorizadas?
EM PARTES:
 Esses locais, por vezes, são valorizados, mas nossa inteligência artificial revelou que, a curto prazo, quando próximos a um projeto massivo e de grande escala, podem diminuir o valor de 5% a 10%.

Apartamentos em andares mais baixos são mais baratos?
VERDADE (em linhas gerais): costumam custar de 5% a 7% menos que os mais altos, por conta do barulho, crianças etc. No entanto, também segundo a nossa IA, bairros com a população mais velha, como Higienópolis, possuem uma lógica inversa, com esses apartamentos valendo mais que o normal.