Construlev Expo vai receber 4ª Edição do Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado, que reconhece excelência e inovação na construção civil

A 4ª edição do Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado será entregue durante a Construlev Expo, nova feira dedicada à construção leve e sustentável, que acontece de 4 a 6 de novembro de 2025, das 10 às 19h, no São Paulo Expo.

A iniciativa do Prêmio é uma realização conjunta da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL), Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável (ABCLS) e Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT). O Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado destaca e valoriza as melhores práticas que impulsionam a produtividade na construção civil, desde a fase de projeto até a execução das obras. No total, 21 cases concorrem nesta edição, demonstrando a força da inovação e da colaboração na cadeia da construção civil.

Além da análise do júri técnico, a premiação também foi aberta para votação do público, ampliando a mobilização digital e o alcance das iniciativas em disputa. Os cases mais bem avaliados serão anunciados em cerimônia durante a feira, no dia 4 de novembro.

A programação tem início às 10h, com a abertura oficial e visita guiada à Feira Construlev. Participam desta abertura Augusto Rabelo, Secretário Nacional de Habitação; Inês Magalhães, Vice-presidente de Habitação da CAIXA; Cícero Araújo, Vice-presidente da ABRAINC; Luiz Antonio Martins Filho, Presidente Executivo da ABCLS; Eduardo Eleuterio, Presidente do Conselho da ABCLS; e Dra. Maristela Honda, Presidente do Seconci-SP.

Às 10h30, será a vez do painel “Habitação social e o desenvolvimento do Brasil”, que vai oferecer um panorama sobre as políticas públicas e a importância da produtividade como alavanca para o desenvolvimento do país. A sessão será conduzida por Inês Magalhães e Augusto Rabelo, destacando os desafios e avanços na área habitacional.

Em seguida, às 11h20, acontecerá o Painel – Industrialização: Caminhos para Escala com Eficiência, que abordará soluções de industrialização e inovação tecnológica capazes de redefinir padrões de produtividade e ampliar o acesso à habitação. A mediação é de Rubens Campos, CEO do Espaço Smart, com participação de Vera Hachich, Diretora da TESIS – Tecnologia de Sistemas em Engenharia, e apresentação de um case de incorporadora.

A programação da tarde inicia às 14h, com o Painel – Produtividade e o papel das Entidades no avanço da Construção Civil, que discutirá como a atuação coordenada entre associações setoriais fortalece a inovação, a eficiência e a competitividade da cadeia da construção. O painel conta com Cícero Araújo (ABRAINC), Paulo Engler (ABRAMAT), Raul Ferreira da Costa Junior (AFEAL) e Luiz Antonio Martins Filho (ABCLS).

Às 14h30, será a vez do Painel – Produtividade na Construção Civil, moderado por Marcia Haddad, consultora técnica da ABRAINC, e com os debatedores Carla Monich, Diretora de ESG e Relações Institucionais da Tecverde; Marcio Dias Afonso, Diretor de Obras da Tegra; e Renan Martins, Engenheiro de Projetos da ArcelorMittal.

Na sequência, às 15h10, ocorre a palestra “NR-1 e os riscos psicossociais”, que vai abordar como a atualização da norma amplia o conceito de risco além dos aspectos físicos. Os palestrantes serão Irineu Massaia, Superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do Seconci-SP, e Giancarlo Rodrigues Brandão, Superintendente Ambulatorial do Seconci-SP.

Às 15h40, será apresentado um caso de sucesso sobre habitação popular, com Hubert Carvalho, Diretor de Operações da Canopus.

Encerrando o evento, às 16h, ocorre a tão esperada Cerimônia de Premiação da 4ª Edição do Prêmio Produtividade – Do Mesmo Lado, momento dedicado ao reconhecimento das melhores práticas e iniciativas que contribuíram para elevar a produtividade na construção civil.

“O Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado evidencia soluções que impulsionam o crescimento do mercado imobiliário e da engenharia civil. Mais do que uma premiação, é um processo de compartilhamento de conhecimento, fundamental para ganhos de produtividade e o desenvolvimento do setor”, destaca Luiz França, presidente da ABRAINC.