Ar-condicionado seguro: da instalação à manutenção

ABNT conta com acervo de Normas Brasileiras para auxiliar na instalação do equipamento que é um dos mais procurados no verão
 

A forte onda de calor que atinge o País impulsionou a venda de ar condicionado no país. Dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) apontam a previsão de quatro milhões de aparelhos vendidos no Brasil para residências e pequenas empresas em 2023, um crescimento expressivo em comparação ao ano anterior.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conta com um rico acervo de mais 50 normas, constantemente atualizado abrangendo desde requisitos para instalação, manutenção, segurança até a qualidade do ar ambientes internos, sob a gestão do Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABNT/CB-055).

Dentre as normas que regem a instalação de ar condicionado é possível citar a ABNT NBR 16655, sobre “Instalação de sistemas residenciais de ar-condicionado – Split e Compacto”, criada a partir de uma demanda da sociedade por suportes das unidades externas para proteção contra graves acidentes devido a possibilidade da queda dos equipamentos.

Para Oswaldo Bueno, gestor do ABNT/CB-055 e também participante ativo dos trabalhos de normalização desde 1975, as normas técnicas apresentam importante missão para a sociedade. “Seu objetivo é prover conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permitam a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor”, ressalta.
 

Os trabalhos do ABNT/CB-055 continuam em diversas frentes de trabalho que se refletem em mais de 20 importantes projetos em discussão atualmente, tais como a ABNT NBR 16186 sobre “Refrigeração comercial, detecção de vazamentos, contenção de fluido frigorífico, manutenção e reparos”, buscando prover ainda mais segurança a sociedade brasileira.
 

A coletânea pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link.