Imóveis novos ganham preferência em Sorriso (MT), revela levantamento de mercado

Os sorrisenses estão buscando cada vez mais, por imóveis novos e prontos para morar, ao invés dos tradicionais usados. É o que aponta um levantamento do mercado imobiliário de Sorriso (MT), feito pela Foco Empreendimentos, uma das principais imobiliárias da região.

De acordo com o CEO da Foco Empreendimentos, Tiago Borba, um dos fatores que tem feito a procura por imóveis novos aumentar é o fato de eles apresentarem, por exemplo, uma arquitetura e um padrão de acabamento cada vez mais atualizados com as tendências de mercado.

“Além disso, a crença de ser o primeiro residente oficial na casa, sabendo que ele [o comprador] será a pessoa que realmente vai inaugurar o imóvel, também é um fator que conta muito na hora de decidir”, afirma o especialista.

Este perfil de consumo tem se intensificado. Um exemplo desse crescimento é que, segundo dados da Foco Empreendimentos, só em 2023, o percentual de imóveis novos e prontos para morar negociados em Sorriso, corresponderam a aproximadamente 70% do total de todas as transações ao longo do último ano.

Segurança e Qualidade de Vida são cruciais

Tiago ressalta ainda, que a busca cada vez mais incessante por segurança e qualidade de vida são alguns dos fatores que têm norteado os consumidores a procurarem imóveis novos.

“Tantos os sorrisenses, quanto as pessoas que vêm de fora da cidade e do Estado para trabalhar – o que tem sido bastante comum nos últimos anos –, estão se preocupando em morar bem e melhor, de uma forma mais aconchegante, mas sobretudo, segura”, declara Tiago.

Tendência deve continuar crescente para 2024

O especialista em negócios imobiliários na capital brasileira do agronegócio acredita que a procura [principalmente] por segurança deve continuar orientando, de maneira ainda mais evidente e significativa, o consumidor. Segundo ele, isso pode favorecer, inclusive, a busca por imóveis em condomínios e em empreendimentos “abertos”, mas que possuírem uma boa localização, além de rondas de segurança, câmeras e centrais de monitoramento.

Ele lembra que o fato de a cidade estar crescendo em ritmo acelerado, tem feito com que esses aspectos [segurança e qualidade de vida] se tornem fundamentais para uma tomada de decisão.

“Acredito que nesse ano, esses imóveis novos em loteamentos abertos que possuem toda essa infraestrutura de segurança, assim como casas e apartamentos dentro de condomínios, continuem sendo a preferência na hora de escolher um imóvel”, finaliza Tiago.