Tegra Incorporadora é certificada como Empreendedor AQUA

Tegra Incorporadora é certificada como Empreendedor AQUA

Consolidando suas práticas socioambientais, a Tegra Incorporadora foi reconhecida neste mês como Empreendedor AQUA, um dos mais importantes selos de sustentabilidade disponíveis para empresas do mercado imobiliário brasileiro. A certificação, concedida pela Fundação Vanzolini, reconhece boas práticas implementadas pelas incorporadoras e construtoras em todas as fases de desenvolvimento e execução das edificações, do pré-projeto à entrega das unidades.  

A Tegra iniciou as ações para se alinhar à certificação AQUA-HQE em agosto de 2020 como um novo passo para suas práticas de sustentabilidade, reforçadas internamente desde 2017. Nos meses de adaptação aos parâmetros do selo, a empresa fez uma série de treinamentos com as equipes das áreas de projeto, obras, desenvolvimento de produto, suprimentos e até com fornecedores. O trabalho integrou a etapa preliminar de certificação e foi orientado pela consultoria de sustentabilidade Inovatech Engenharia, que formulou um plano estratégico customizado.  

Segundo Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech Engenharia, o trabalho de consultoria foi desenhado para medir e tangibilizar os benefícios da sustentabilidade para todos os stakeholders. “O resultado disso foi um sistema de gestão robusto que permite a certificação de todos os empreendimentos da Tegra, colocando a empresa num patamar diferenciado de um mercado onde muitos buscam reportar ações ESG com credibilidade”, reforça Ferreira. 

Compromisso produtivo 

O período de adequações nos processos produtivos representou uma experiência de ajustes finos para a Tegra porque a empresa já realizava uma série de boas práticas ambientais. Ela compensa 100% das emissões de carbono nas suas obras, inclusive considerando o impacto de fornecedores, e recicla mais de 90% dos resíduos gerados nos canteiros. “Todos os nossos projetos privilegiam a economia de água e energia e promovem soluções para elevar o conforto acústico, térmico, visual e olfativo dos usuários. Além disso, realizamos iniciativas de transparência, que envolvem desde a instalação de painéis socioambientais nos tapumes até um relatório de sustentabilidade auditado por uma consultoria internacional”, ressalta a diretora executiva de construção da companhia, Patricia Domingues. 

Quatro empreendimentos foram auditados pela Fundação Vanzolini para a certificação da Tegra como Empreendedor AQUA e receberam o selo AQUA-HQE na fase de pré-projeto: os condomínios Square Garden Campo Belo, Neo Brooklin e TEG Vila Carrão, em São Paulo; e o residencial Home Boutique by Tegra, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Nos próximos meses, acompanhando a evolução das obras, outras auditorias serão realizadas pela entidade para validar os projetos executivos e, por fim, as práticas construtivas empregadas nos canteiros de obra. 

A Tegra comprometeu-se a submeter à certificação AQUA-HQE todos os empreendimentos incorporados e construídos pela companhia a partir de 2021, o que inclui os lançamentos Gravura Perdizes, na capital paulista, e TEG Mansões Santo Antônio e Alenza Cambuí, em Campinas, além dos pré-lançamentos já anunciados Ária Higienópolis, Ode Perdizes e Soma Perdizes, em São Paulo, e Yard Cambuí, em Campinas.  

Certificação 

O selo Empreendedor AQUA deriva da certificação AQUA-HQE. Ela avalia os empreendimentos imobiliários em 14 categorias, com critérios de desempenho em qualidade de vida, incluindo conforto e saúde no ambiente construído, desempenho ambiental e economias de água, energia e manutenção e conservação. De acordo com a Fundação Vanzolini, o enfoque da certificação privilegia a qualidade sócio-econômico-ambiental de projeto e de execução das obras, a promoção de canteiros sustentáveis, a melhoria do entorno dos empreendimentos e as condições ideais para as práticas de eficiência energética, economia, saúde e conforto para os usuários.  

“A certificação Empreendedor AQUA significa que a Tegra, decidindo incluir na sua estratégia empresarial, de modo consistente, as práticas de sustentabilidade no planejamento, projeto e construção dos empreendimentos imobiliários, teve esse importante posicionamento avalizado pela Fundação Vanzolini. A certificação fortalece o compromisso da Tegra Incorporadora com a sustentabilidade, em aderência com o seu posicionamento estratégico de promover o bem-estar, respeitando o meio ambiente e a igualdade social”, diz Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo da certificação AQUA-HQE.  

Comments are closed