Mercado da construção civil qualifica mão de obra com foco no desenvolvimento do segmento

Dia 09 de agosto, foi realizada a primeira aula do programa GerAção, desenvolvido pela FG Empreendimentos em parceria com o Senai e que tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho, com foco na no sistema construtivo drywall, que é uma técnica moderna de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado. O projeto está alinhado com os ODS’s, ou seja, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são metas que foram definidas pela ONU visando garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. “O setor de construção civil está diretamente ligado aos ODS, pois além de movimentar grande parte da economia global tem grande capilaridade para objetivas a função social das empresas”, exemplifica Dayana Feitosa, diretora administrativa da FG Empreendimentos.

No primeiro contato os alunos foram recebidos pela equipe da FG, conversaram com o engenheiro Gustavo Santos, responsável pela obra do Skyline e referência no sistema drywall. Santos externou curiosidades do mercado da construção civil e potenciais de mercado. A gerente de DHO da FG, Giselle Hornburg também apresentou o cenário do segmento no país e a representante do Senai, Fabiana Cerato, trouxe perspectivas para os alunos. “A formação de novos profissionais para o ramo da construção civil gera novas oportunidades para o mercado, qualificando a mão de obra com inovação necessária para os novos processos construtivos”, explica Giselle Hornburg, gerente de DHO da FG Empreendimentos.

Dos 15 alunos que participaram da primeira aula, sete já tiveram algum contato com o mercado e apenas uma aluna já tinha noções sobre construção civil. O perfil cultural dos alunos também é bem amplo, com brasileiros, bolivianos e haitianos. “Esse é um projeto piloto e que pretendemos ampliar para outras áreas, sempre com foco na geração de emprego e renda, defendendo o compromisso social da construção civil no progresso da sociedade e na economia, tanto no presente quanto no futuro da sociedade. Dessa forma, reforçamos três quesitos dos ODS’s: educação de qualidade, igualdade de gênero e trabalho decente e crescimento econômico”, explica a diretora administrativa da FG Empreendimentos.

O curso está sendo realizado no SENAI Balneário Camboriú, na rua Angelina, 555, bairro dos municípios, em Balneário Camboriú, com duração de cinco semanas, ou seja, 44 horas de formação, com aulas todas as terças e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30. “O investimento na comunidade é intrínseco a história da FG. Nosso comprometimento com a qualidade e excelência se reflete também no desenvolvimento de novas tecnologias e elevação do patamar de qualidade do mercado. Já temos um programa interno de formação de nossos colaboradores e percebemos que existe uma grande demanda no mercado, uma vez que para essa primeira turma abrimos 20 vagas e tivemos quase 100 inscritos e já estamos desenvolvendo novos projetos com capacitação comunitária”, finaliza a diretora administrativa da FG Empreendimentos.