Hub de inovação e aceleração de startups da Construtora Barbosa Mello recebe inscrições até 20 de agosto

Hub de inovação e aceleração de startups da Construtora Barbosa Mello recebe inscrições até 20 de agosto

A Construtora Barbosa Mello (CBM), empresa mineira com mais de 60 anos de atuação que tem implantado soluções de engenharia e construção em diversas regiões do país, está recebendo até 20 de agosto inscrições de startups e empresas interessadas em participar de seu Hub de Inovação aberta e Aceleração de desafios, o CBM Lab.

O lançamento da iniciativa ocorreu no dia 22/7, quando foram anunciados os seis desafios propostos dentro de quatro grandes áreas de atuação da Construtora: Mobilização; Custos e Produtividade; Engenharia de Gente; e QSMS (Qualidade, Saúde, Meio Ambiente, Segurança). Os desafios lançados são:

– Alertas para prevenção de acidentes – Busca soluções focadas de comunicação em tempo real de incidentes, emissão de alerta de potenciais acidentes, tecnologia intuitiva para usuários, automatização do monitoramento dos riscos, tecnologia à prova de uso ininterrupto, entre outros recursos.

– Logística de Entrega de EPI: Buscar soluções que preveem entrega ágil e assertiva nas frentes de serviço para cada colaborador, controle e gestão da reposição de estoque, visão comparativa entre planejamento e entrega, além de solução tecnológica de acordo com as normas regulamentadoras.

– Plataforma para Apropriações: Nas obras, os índices de produtividade precisam ser apurados para realimentação do planejamento e controle. O objetivo desse desafio é captar soluções que resultem em apuração ágil, padronizável e comparável entre as obras; captura das informações online e offline; e retroalimentação sistematizada para as demais áreas da empresa.

– Comunicação Interna: O time CBM é formado por colaboradores de diferentes perfis, que atuam em obras por todo o Brasil, incluindo áreas remotas. A ideia é buscar soluções para comunicação interna de forma integrada e digital, com garantia de integridade e segurança, ao mesmo tempo em que estimula a interação entre os colaboradores como ferramenta digital de aprendizagem e engajamento, flexível aos diferentes níveis.

– Canteiro Inteligente: Após o fechamento do escopo de um contrato, iniciam-se as aquisições necessárias para a montagem de estrutura do canteiro de obras. O intuito desse desafio é encontrar soluções de canteiro inteligente para mobilização de obras, alinhadas aos pilares do ESG (ambiental, social e governança) da CBM, que permitam reduzir o prazo de mobilização, melhorar indicadores de sustentabilidade, reduzir custos totais relativos ao canteiro, e melhorar o índice de satisfação de clientes, colaboradores e comunidade.

– Treinamento: O objetivo é encontrar uma metodologia adequada para os diferentes perfis nas obras, gerando eficiência na aprendizagem e satisfação dos colaboradores; desenvolvimento da cultura digital nos colaboradores; e gestão de todo o ciclo de treinamento.

Inscrições

No site https://www.cbmlab.com.br será possível realizar a inscrição dos interessados até o dia 20 de agosto. As startups e empresas selecionadas passarão por um pitch day em 27/8, quando serão escolhidas as soluções que passarão por um período de incubação e aceleração de cinco meses (de setembro a janeiro) dentro da CBM. Neste período, as ações serão aprimoradas em um trabalho conjunto com a equipe interna da Construtora.

Finalizado o período de preparação, na sequência está previsto o Demoday, evento em que serão apresentados os resultados das startups/ empresas participantes. Posteriormente, serão definidos quais projetos serão contratados pela CBM. Entre os benefícios a serem destacados para os participantes, estão o convívio com profissionais que são referência no mercado, acesso à estrutura da Barbosa Mello, auxílio financeiro para o projeto piloto, e oportunidade de investimento caso sua ideia venha a ser acelerada.

Por meio da iniciativa, startups podem ter sua solução reconhecida e utilizada em grandes obras de infraestrutura do Brasil, através da Construtora Barbosa Mello. O CBM Lab ajudará a escalar vários pequenos negócios do setor, estimulando o empreendedorismo e a inovação na construção.

Comments are closed