Grupo Patrimar e FDC Angels firmam parceria para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil

União entre a construtora e o grupo de investidores-anjo permite acelerar startups de todo o Brasil por meio do direcionamento de investimentos

O Grupo Patrimar – construtora e incorporadora mineira que atua nas classes econômica, média e alta no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e interior de São Paulo – firmou recentemente uma parceria com o FDC Angels, rede de investidores-anjo criada por ex-alunos da Fundação Dom Cabral. O principal objetivo da união é ajudar a impulsionar startups que desenvolvem trabalhos relevantes de inovação voltados para impacto socioambiental positivo e com viés ESG.

“Estamos muito entusiasmados com essa parceria com a o FDC Angels. Esse patrocínio é um desdobramento do trabalho de mentoria muito produtivo e de longa data com a Fundação Dom Cabral”, afirma Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar. 

O Grupo Patrimar atua como um dos patrocinadores que ajuda a fomentar as atividades da associação. Em contrapartida, a construtora pode usufruir do trabalho das startups e conteúdos desenvolvidos por eles nas áreas de inovação e tecnologia para habitação e construção civil, além de troca de conhecimento entre pessoas do mercado e participação em eventos e negócios do setor. “Enxergamos que a parceria trará muitos resultados positivos tanto para a empresa, que estará atrelada às importantes pautas debatidas e alcançadas na atuação do FDC Angels, quanto para as startups brasileiras que terão investimento para desenvolver soluções inovadoras e transformadoras para os problemas estabelecidos”, explica Patrícia Veiga, assessora de Novos Negócios e gestora de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Patrimar. 

Até 2025, de acordo com dados das Nações Unidas, mais de 400 milhões de famílias serão impactadas financeiramente pelos custos de habitação. Além disso, a organização prevê que serão necessárias mais de 1 bilhão de novas casas nesse período. “O setor de habitação tem altíssimo impacto no Brasil e no mundo, trazendo acesso à moradia, empregabilidade, além de influenciar outros setores como infraestrutura, saneamento, mobilidade e lazer”, destaca Maria Eva Lazarin, diretora de Marketing do FDC Angels.

No futuro, essa relação inicial de networking entre o Grupo Patrimar e as startups, fomentado através da FDC Angel, pode até se transformar em negócios para ambas. “No final, todas as instituições envolvidas nesse projeto sairão ganhando de alguma forma”, completa Patrícia Veiga. 

Para Marcele Gama, diretora de Parcerias e Alumni da FDC, quanto mais empresas participarem da rede, mais fortalecido se torna o ecossistema de impacto no Brasil. “Este é o caminho escolhido pela Fundação Dom Cabral”, reforça.

No futuro, essa relação inicial de networking entre o Grupo Patrimar e as startups, fomentada pelo FDC Angel, tem potencial para se converter em negócios para ambas. “No final, todas as instituições envolvidas nesse projeto sairão ganhando de alguma forma”, completa Patrícia Veiga.