A incorporadora e gestora imobiliária global Greystar começou a tirar seus projetos no Brasil do papel nos últimos meses. No segundo semestre de 2023, inaugurou o Ayra Pinheiros, o primeiro de 8 empreendimentos que vão operar em participação com o fundo canadense CPPIB, Cyrela e SKR. No início de 2024, fechou parceria para a gestão de cinco empreendimentos do fundo Cix Share Residecial, com aproximadamente 1.900 camas, por meio da marca Share by Greystar.
Este movimento coincide com a chegada de Vitor Costa no papel de Country Manager da companhia no Brasil – segundo país da América do Sul com atuação da Greystar, o primeiro foi o Chile. “A Greysar viu a necessidade de criar lideranças locais com esse crescimento acelerado no Brasil. Além da entrada dos projetos, inauguramos um novo escritório, em Pinheiros, e saímos de 1 funcionário em 2020 para mais de 50 em 2024”, conta Costa.
A inauguração do novo escritório foi uma forma de posicionar ao mercado brasileiro que a Greystar, considerada o maior player global de rental houses do planeta, está no Brasil para ficar. “Precisávamos de um novo espaço para receber bem os colaboradores, investidores e parceiros de negócio. Estamos a uma quadra do Ayra Pinheiros e fizemos questão de ficarmos próximos ao nosso primeiro empreendimento”, reforça.
Do setor financeiro para o imobiliário
Com quase duas décadas de experiência profissional, Vitor Costa iniciou a sua carreira na área financeira, atuando em bancos. Há 13 anos, ingressou no mercado imobiliário na Tishman Speyer, onde atuou em cargos de controladoria e contabilidade até chegar ao o cargo de diretor. Depois, teve uma passagem de quase três anos pela NorthWest Healthcare, que atua na gestão de ativos imobiliários voltados à saúde, até assumir como diretor de finanças da Greystar na América do Sul.
“São 13 anos no mercado de real estate. Nesse período, tive muitos aprendizados na alta do mercado, mas especialmente na baixa. São muitas experiências na gestão de pessoas e de diferentes departamentos”, conta. “Quando surgiu a oportunidade de conversar com a Greystar, eu percebi que poderia me tornar um profissional mais completo e em um mercado com uma grande perspectiva de crescimento, que é o multifamily no Brasil”, afirma.
De acordo com ele, o desafio de esclarecer o conceito de multifamily no país e demonstrar as diferenças de se viver em empreendimentos pensados para esse fim aumentou o interesse no cargo. “É um desafio magnífico: precisamos conquistar o público brasileiro e esclarecer o conceito de multifamily. Uma vez que sejamos capazes de entregar serviços e produtos de qualidade, o que já estamos fazendo, nossa perspectiva de crescimento é muito grande”, afirma Costa.
O Ayra Pinheiros já é considerado um sucesso, com uma taxa de 60% de ocupação, atingindo seus objetivos sob a perspectiva de estrutura e de formação de uma comunidade entre os seus residentes. Até o fim de 2025, a incorporadora também deve inaugurar outros quatro empreendimentos, ampliando o número de apartamentos a serem operados. “E isso é só o começo. Estamos discutindo com parceiros estratégicos e investidores para aumentarmos ainda mais o nosso investimento no Brasil”, reforça.