Florianópolis terá primeiro empreendimento de Santa Catarina com certificação focada em bem estar

Florianópolis terá primeiro empreendimento de Santa Catarina com certificação focada em bem estar

dezembro 7, 2020 Comentários desativados em Florianópolis terá primeiro empreendimento de Santa Catarina com certificação focada em bem estar By admin

Projeto do Dimas Construções, D/Mys recebeu selo Fitwel por soluções arquitetônicas que ajudam a promover hábitos saudáveis
A criação de ambientes domésticos e corporativos que garantam bem-estar e estimulem uma vida mais saudável entrou definitivamente na ordem do dia do brasileiro – e o impacto dessas mudanças na construção civil começa a ser visto em Santa Catarina. A Dimas Construções, de Florianópolis, terá o primeiro empreendimento do estado com a certificação Fitwel, concedida a imóveis que oferecem ambientes e soluções pensados para estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.

A Fitwel foi criada em 2012 a partir de estudos desenvolvidos nos Estados Unidos pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (em inglês, CDC – Center for Disease Control and Prevention) e pela Administração de Serviços Gerais (GSA – General Services Administration), responsável pela gestão de ambientes de trabalho governamentais. A certificação leva em conta 12 fatores, que abrangem desde a localização do imóvel até a atuação em situações de emergência, passando por itens como acesso ao edifício, escadas, ambientes internos, espaços compartilhados, entre outros.

O ponto de partida para a criação da Fitwel foi a percepção de que ambientes adequados podem contribuir para o combate de problemas como o stress, o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo, fatores associados a doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. A proposta da certificação é que os engenheiros e construtores adotem ideias simples, que deem opções aos moradores para desenvolver costumes que tenham impacto positivo físico e psicológico.

“O espaço em que as pessoas moram ou trabalham impacta sua qualidade de vida – e podemos contribuir para a adoção de hábitos adequados com soluções que sejam concebidas desde o início do projeto”, diz o empresário Daniel Dimas. “O D/Mys adota esse conceito contemporâneo”, completa.

Recém lançado, o D/Mys será erguido na parte continental de Florianópolis, no Estreito. O empreendimento terá 88 apartamentos, áreas de lazer e convívio no terraço, com vista para a Baía Norte, e soluções como espaço com infraestrutura completa para recepção de mercadorias. Os projetos de engenharia vão contemplar ainda soluções que limitem a propagação de ruídos, melhorem a ventilação e aumentem o conforto térmico, ofereçam espaços de convívio social e incentivem hábitos de vida saudável, com a oferta de bicicletas compartilhadas e a criação de ambientes que estimulem o uso de escadas.

Comments are closed