FEICON 2024: Softplan leva inovação e lançamentos para os mercados da construção civil e imobiliário

A Softplan participou nesta semana da FEICON 2024, uma das feiras mais relevantes para o setor da construção civil e arquitetura da América Latina. Com seu ecossistema de soluções – formado por Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos e Gestor Obras –, a empresa catarinense líder em tecnologias especialistas levou inovação e lançamentos ao evento, destacando sua estratégia de impulsionar a digitalização e a integração de toda a cadeia da construção civil.
 

“Por meio da transformação digital e da organização e do uso dos dados de forma estratégica para a tomada de decisão, nós estamos reinventando a construção civil sob a ótica da produtividade e da conectividade – fatores ainda pouco desenvolvidos neste segmento. Na FEICON, estamos apresentando evidências do potencial transformador da tecnologia em todas as faces desta indústria”, destaca Ionan Fernandes, Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção.
 

Entre as novidades apresentadas ao mercado está o lançamento do “CV Smart Doc”, tecnologia “OCR” desenvolvida para agilizar o processo de digitalização de documentos e disponibilizada no CV CRM, plataforma especialista no mercado imobiliário. De forma automatizada, a ferramenta identifica os dados e exporta para o software, evitando trabalho manual e eventuais erros de digitação. Integrado ao CV Magic, inteligência artificial destinada ao apoio na geração de leads, o recurso permitirá que os corretores realizem buscas por informações via comando de voz. Para os clientes da solução, que registra cerca de 16 mil vendas de unidades habitacionais por mês, o novo serviço trará agilidade e maior assertividade em relação à consulta de dados, o que proporciona uma experiência de venda de imóveis ainda mais rápida e descomplicada.
 

Outra inovação apresentada na feira é o novo produto da Prevision, focado no planejamento de incorporação. A solução, que já é líder de mercado no planejamento Lean, agora utiliza uma outra metodologia ágil, com aplicação do modelo kanban, para auxiliar as construtoras na estruturação do processo de lançamento de empreendimentos, oferecendo fluxos, listas de checagem e indicadores de prazo em todos os procedimentos necessários para iniciar uma nova obra.
 

O novo produto também organiza as demandas relacionadas à incorporação por área, facilitando a atribuição de atividades às equipes jurídica, comercial e financeira. “Percebemos uma solicitação latente no mercado que é a falta de uma gestão eficiente das incorporações, aspecto que impacta diretamente na sustentabilidade dos negócios. Com essa nova tecnologia, esperamos reduzir o tempo de lançamento de empreendimentos em até 20%”, explica Ionan.
 

O Sienge, software líder em gestão de obra, também se destacou na FEICON com o lançamento de integrações com outras plataformas do ecossistema da Softplan. Uma delas é a integração com a solução especialista em orçamento de obra eCustos, que busca simplificar e otimizar o processo de orçamentação de construtoras e incorporadoras. O movimento oferece ao mercado uma solução inédita e pioneira, que irá garantir maior assertividade nos orçamentos, com margens estáveis na média de 5%.
 

A ferramenta de planejamento e acompanhamento de obras Construpoint também anunciou uma integração direta com o Sienge, permitindo um fluxo mais completo do acompanhamento de obras. A novidade leva mais mobilidade aos canteiros – evitando que os profissionais preencham informações em pranchetas e documentos em papel –, além de permitir que os clientes das duas ferramentas realizem medições e verificações de itens das obras em tempo real, por meio de um aplicativo no celular.