Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Sambódromo do Anhembi, na última semana, para conferir a quinta edição da Expo Construção Offsite (ECOS). Mais moderna, confortável e ocupando quase toda a extensão da passarela do samba, o evento reuniu estudantes, professores, gestores e profissionais do setor da construção modular para uma verdadeira maratona de conhecimento e inovação. Foram quatro dias de imersão total em projetos inovadores, networking, demonstrações ao vivo de novas tecnologias e muito aprendizado com os mais renomados profissionais da área.
Com um crescimento de 30% de marcas em relação à edição de 2023, a Expo Construção Offsite trouxe para o sambódromo uma das maiores novidades do setor: a impressora 3D de casas da empresa Printek, uma tecnologia que produz concreto leve até 10 vezes mais rápido que o tradicional, e ainda reduz em até 70% a demanda de material utilizado na construção.
A ECOS também contou com uma variedade de soluções para o setor de hotelaria, como módulos, chalés, estúdios, kitnets, casas-contêineres para Airbnb e cabanas. Vale destacar o projeto da empresa Compass, construído com um contêiner marítimo. A estrutura de 60 m² tem conceito integrado, isolamento térmico e acústico, e fachadas com grandes janelas para o aproveitamento da luz natural. O projeto tem como principal objetivo proporcionar o sentimento de refúgio, onde o visitante possa se conectar com a natureza e desfrutar de todas as comodidades de um espaço moderno.
Outros destaques para o setor de hotelaria foram apresentados pela empresa CMC Módulos, que exibiu uma série de projetos modernos, confortáveis e de rápida produção. Entre eles, a Tiny House Cove, que pode ser utilizada em uma variedade de ambientes, como campo, florestas, camping etc. A estrutura de 50,90 m² possui painéis solares, lareira ecológica, deck, sistema de água quente e fria, iluminação planejada e materiais de acabamento de altíssima qualidade. O módulo destacou-se por conta de seu design elegante e moderno.
A casa impressa em 3D pela empresa Cosmos foi outro grande destaque da ECOS 2024. Totalmente mobiliada, a estrutura conta com uma sala, cozinha, banheiro e dois quartos. O projeto levou oito dias para conclusão, sendo quatro dias para o processo de impressão, dois para a montagem e outros dois para acabamento e decoração.
Neste ano, a ECOS contou com o retorno do FOCOS – Fórum da Construção Offsite, um dos mais importantes seminários da construção modular do país. Foram mais de 20 palestrantes que, juntos, entregaram conteúdos exclusivos sobre o cenário do setor modular no Brasil. Entre os principais temas abordados neste ano, a crise habitacional, a eficiência energética na construção civil e a implantação da filosofia Lean Enterprise foram os destaques
A Expo Construção Offsite 2024 foi uma edição épica’, reflete Marcos Bueno, CEO da ECOS. ‘Foram quatro dias de muitos negócios e networking. Visitaram a feira os mais importantes empresários do mundo da construção civil e de vários segmentos da economia, todos em busca de soluções inovadoras para construir ou ampliar seus negócios. Esta edição consagrou a exposição como a mais importante para construção moderna da América Latina. A expectativa para 2025 é dobrar o número de expositores, já que estamos com uma renovação de espaço de 50%. O mercado modular offsite está em plena expansão’, finaliza o gestor.
A Expo Construção Offsite aconteceu entre os dias 4 e 7 de junho, no Sambódromo do Anhembi, zona norte de São Paulo.
- Arqos apresenta o DISTRITQ, o bairro design movido pelo urbanismo consciente
- Construtora Paulo Mauro digitaliza e integra seus processos com soluções da TOTVS
- Fórum Incorpora 2024 trará pesquisa inédita sobre o mercado de imóveis de Médio e Alto Padrão e debaterá cenários políticos e econômicos para o setor
- Crescimento do mercado imobiliário nacional e seu impacto no setor de consórcio
- Outlet imobiliário mira o varejo e projeta alcançar R$ 500 milhões em vendas nos próximos 12 meses