Dexco abre chamada e busca startups para co-criar inovações em processos da indústria de materiais de construção

A Dexco, empresa multinegócios de materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, abre nesta terça (27) inscrições para a 3ª edição de seu programa de inovação aberta, o Open Dexco. A proposta é encontrar startups que tragam melhorias em eficiência e produtividade para as operações e negócios da companhia, pensando na melhor experiência e atendimento aos consumidores. As inscrições estão abertas até o dia 21 de março, período no qual a empresa vai fazer buscas ativas de startups e aprofundar o relacionamento com hubs de inovação. Todas as informações podem ser vistas no site do programa.

Nesta 3ª edição, serão lançadas novas oportunidades de co-criação de projetos piloto voltados a produtividade e eficiência, proximidade com o consumidor, sustentabilidade e gestão de resíduos industriais. Para isso, são mapeadas as principais dores e oportunidades estratégicas das áreas de negócio da Dexco, que são lançadas como desafios a serem solucionados.

Segundo Daniel Franco, diretor de TI, Inovação e Growth da Dexco, a atuação obstinada da empresa com a inovação aberta contribui para a criação de soluções que impactam não somente a companhia e seus parceiros de negócios e clientes, desde marceneiros a fabricantes de móveis e grandes magazines de materiais e acabamentos para construção, mas também o dia a dia dos consumidores finais.

“Temos nesse ecossistema uma grande oportunidade de conexão com empreendedores que são ágeis, têm mentalidade disruptiva e nos ajudam a aprimorar serviços e produtos, gerando impacto positivo para as pessoas e para o meio ambiente. E ter a Innoscience ao nosso lado nessa jornada, faz toda a diferença. Ela começou conosco lá no início, na estruturação do programa, e hoje estamos avançando em mais um ciclo de Open Dexco com muito sucesso”, diz Franco.

Confira os desafios lançados para o Open Dexco 2024
Serão quatro desafios para o Negócio Madeira e cinco que englobam multinegócios:

  1. Gestão de Resíduos Industriais – Uma solução Multinegócios (painéis de madeira, louças e metais)
  2. Gerenciamento de consumo de gás
  3. Nível de serviço para pedidos fracionados
  4. Transformação digital na gestão contratual: desafios e oportunidades para inovação na eficiência jurídica.
  5. Gestão de protestos
  6. Otimização do consumo de combustíveis nas operações do negócio Madeira
  7. Detecção de porosidade em painéis de MDP
  8. Eliminação da sílica em equipamentos indústriais
    9. Análise em tempo real do papel impregnado na produção de painéis de madeira
     

Veja o cronograma do processo, conduzido em parceria com a Innoscience:

  • Scouting: 27 de fevereiro a 21 de março

A Dexco vai fazer buscas ativas de startups e relacionamento com hubs

  • Filtro: 25/3 a 26/4

A Dexco vai selecionar as soluções mais aderentes aos desafios e realizar o Pitch Day do programa

  • Imersão: 21 a 23/5 e 28 a 30/5

Reunião das equipes internas com as startups para co-criação das propostas de projetos piloto

  • Contratação: 24/5 a 12/6

Realização do cadastro das startups e assinatura do contrato

  • Piloto: 20/6 a 20/9

Execução dos projetos piloto e validação da atratividade e aderência das soluções

  • Avaliação: 08/10

Avaliação dos resultados dos projetos e deliberação pela continuidade dos que tiverem potencial

  • Transição do piloto para o rollout: 15/10 a 25/10

Organização das dinâmicas com os times para estabelecer a continuidade dos projetos selecionados

Em 2023, a 2ª edição do programa contou com 221 startups mapeadas e inscritas com soluções para 38 desafios internos, e a companhia selecionou 33 possíveis parceiros para participar do Pitch Day, momento em que apresentam suas propostas para os desafios e dão mais detalhes de como podem inovar em conjunto. Na fase de imersão, preparatória à execução do projeto-piloto, foram aprovadas 11 startups para executarem seus pilotos, abrangendo desde a mitigação de riscos até a receita incremental e a redução de custos.

“Houve um processo de amadurecimento, desde a primeira edição, e os desafios mapeados para 2023 foram altamente relevantes. A empresa buscou e conseguiu resultados significativos. Nove startups parceiras foram escolhidas para continuarem trabalhando com a Dexco em 2024, implementando e integrando suas soluções aos nossos processos e sistema de gestão. E as expectativas para essa próxima edição são as melhores possíveis”, explica Daniel Franco.

Entre os projetos aprovados, se destacam tecnologias mais avançadas e complexas, como quatro projetos de visão computacional. Além disso, a inovação não se limitou aos processos industriais da empresa, como evidenciado pelo projeto de tecnologia aplicada à área jurídica. “Isso sinaliza uma expansão bem-sucedida do programa para áreas adjacentes de backoffice, que também desempenham um papel crucial na transformação digital”.

“O Open Dexco me fez enxergar que não importa a área de atuação, sempre há uma ideia inovadora para ser implementada. O engajamento das equipes internas em propor e defender ideias e viabilizar os projetos junto às startups foi além do que esperava”, diz Pamella Ireno, líder do desafio de agilidade jurídica no atendimento ao consumidor.
 

Conheça os desafios e as startups aprovadas em 2023 para implementação das soluções:

  • Startup AI Robots – Visão computacional na manufatura de metais
  • Startup Autaza – Montagem correta de produtos com muitos componentes
  • Startup Sirros IOT – Visão computacional no controle de qualidade de revestidos
  • Startup Bioelements – Eliminação de etiquetas descartáveis em produtos e embalagens
  • Startup SVA Tech – Segurança dos profissionais nas operações industriais
  • Startup Instor – Automação da movimentação interna de produtos acabados
  • Startup Spectral Solutions – Controle de parâmetros dos compostos químicos de resinas
  • Startup Aimirim – Identificação em tempo real de gargalos na produção de painéis
  • Startup MOL – Agilidade jurídica no atendimento ao consumidor

A Dexco tem, também, outros programas paralelos e complementares, como o Imagine, de intraempreendedorismo, que já recebeu mais de 27 mil ideias e gerou um retorno capturado anualizado de R$ 20,3 milhões a partir de ações realizadas pelos colaboradores.