
O mercado de aluguéis de curta duração, impulsionado por plataformas como o Airbnb, tem experimentado um crescimento significativo no Brasil. Esse aumento na demanda por hospedagens temporárias tem levado investidores e construtoras a buscar métodos construtivos mais eficientes e ágeis para atender a esse mercado em expansão.
A perspectiva para os próximos anos aponta para uma intensificação desse cenário. Segundo a Brain, consultoria de inteligência imobiliária do Brasil, entre 2023 e 2024 foram lançados mais de 39 mil novos estúdios aptos à locação por temporada. Esse volume deve pressionar ainda mais a ocupação e os valores das diárias, exigindo uma gestão mais profissionalizada dos imóveis.
De acordo com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), o uso da tecnologia Light Steel Frame no país cresceu 60% nos últimos anos. Esse aumento reflete a busca por soluções construtivas que ofereçam rapidez, economia e sustentabilidade. Nesse contexto, a construção a seco, especialmente por meio do sistema Light Steel Frame (LSF), tem ganhado destaque. O LSF é um sistema construtivo industrializado que utiliza perfis leves de aço galvanizado para formar a estrutura de edificações. Essas estruturas são preenchidas com materiais como sistema de drywall para vedações internas e sistema Glasroc X para fechamentos externos, resultando em construções sólidas e duráveis.
De olho no crescimento do mercado, a Placo, empresa que completa 30 anos em 2025 e faz parte do grupo Saint-Gobain, acompanha de perto essa tendência e investe na disseminação de conhecimento sobre a construção a seco. Atenta às novas demandas do mercado imobiliário, especialmente no segmento de locações por temporada, a empresa vem promovendo iniciativas que reforçam os benefícios técnicos, econômicos e sustentáveis do sistema construtivo Light Steel Frame.
“O mercado de locações temporárias exige velocidade na entrega e eficiência nos custos. A construção a seco, com o sistema Light Steel Frame, é ideal para esse cenário. O papel da Placo é mostrar ao mercado que é possível construir com mais velocidade, qualidade e responsabilidade ambiental”, comenta Luiz Manssur, diretor executivo de Marketing da Saint-Gobain Produtos para Construção.
Atuando na capacitação de profissionais e na conscientização do setor sobre as vantagens da construção industrializada, a empresa criou o reality show Mestre do Drywall Placo, que não apenas coloca à prova os maiores talentos da construção a seco, mas também desempenha um papel importante ao abordar e esclarecer diversos mitos sobre o drywall. A temporada 2025, que estreia no segundo semestre, recebeu mais de 8.000 inscrições de todo o Brasil.
Além disso, a Placo acaba de lançar a websérie “Obra do Zero”, uma produção que estimula o maior entendimento sobre a construção a seco como solução eficiente, sustentável e rentável para quem executa ou lidera uma obra e até para os investidores imobiliários.
“Oferecer uma variedade de conteúdos educativos, para capacitar profissionais e interessados nas técnicas de construção a seco, reforçam o nosso compromisso em promover soluções construtivas mais rápidas, econômicas e inteligentes para o mercado brasileiro”, finaliza Manssur.
- INCC-M acelera 0,59% em abril
- Casas suspensas ganham destaque no mercado imobiliário de alto padrão
- Inadimplência de aluguel no Paraná registra menor taxa dos últimos 8 meses, aponta Índice Superlógico
- Crescimento da busca por aluguéis de curta duração impulsiona o Light Steel Frame
- Parque Linear do Rio Barigui: Um novo marco urbano de lazer,convivência e sustentabilidade em Curitiba