Condomínio de luxo surpreende cidade de cinco mil habitantes do Sul

Itaara Reserve — Condomínio Serra Clube foi desenvolvido pela Construtora Itaara e tem projeto urbanístico, paisagístico, arquitetônico e interiores do Lineastudio
 

Com inspiração nos melhores condomínios fechados do Brasil, a cidade de Itaara está recebendo um empreendimento inédito na região Central do Rio Grande do Sul. O residencial Itaara Reserve — Condomínio Serra Clube propõe qualidade de vida em meio ao clima serrano, em contato com a natureza, além de uma nova experiência de lazer e bem-estar. Desenvolvido pela Construtora Itaara, o empreendimento tem projeto urbanístico, paisagístico, arquitetônico e interiores do Lineastudio Arquiteturas. 
 

O condomínio tem a identidade de Itaara como referência. Uma região serrana, com a natureza preservada, com morros e matas que encantam e estão entre as paisagens mais lindas do Estado. De acordo com Zé Barbosa, responsável pelo projeto urbanístico e arquitetônico ao lado de Luara Mayer, a linguagem arquitetônica das edificações é perceptível a partir da contemporaneidade dos materiais autênticos como pedra, vidro e concreto aparente. “É um trabalho que evidencia a qualidade urbana e paisagística emoldurada pela arquitetura. Temos edificações minimalistas em que o destaque é a materialidade e as relações com o entorno”, destaca o arquiteto.
 

Ao todo, são 199 lotes residenciais amplos, cuja ocupação promove a harmonia com a natureza. As futuras edificações manterão um afastamento generoso entre si, garantindo privacidade e conforto para os moradores. Além disso, a infraestrutura de lazer contempla dois lagos artificiais internos, com criação de peixes e disponibilidade para esportes náuticos. Há ainda setor esportivo com quadras e vestiários, espaço gourmet, club house com fitness, brinquedoteca, sala de massagem, sauna, piscina (coberta e descoberta), espaço gourmet, rooftop.

Sustentabilidade e linguagem contemporânea
 

O Itaara Reserve conta com pomar, pista de caminhada, espaço especial para os pets e playground adventure para as crianças. Em relação à sustentabilidade, o empreendimento revestiu suas ruas com basalto, o que permite a permeabilidade do solo. Já o traçado das vias e a distribuição dos lotes proporcionam a contemplação dos lagos e áreas de preservação permanente.

Os interiores seguem uma linguagem contemporânea, sóbria e elegante. “Um dos destaques é o uso da madeira, que proporciona a sensação de aconchego, e a paleta de cores neutras”, reforça a arquiteta Lisian Ceolin, que assina o projeto. Já o paisagismo contempla espécies nativas, que foram coordenadas com espécies exóticas escolhidas pelos atributos estéticos e utilizadas em pontos estratégicos, como junto ao pórtico de acesso e aos lagos, pela imponência e importância destes locais. “Outro ponto importante foi a setorização paisagística coordenada com o urbanismo”, destaca a engenheira agrônoma Verônica Viero, ressaltando que o cuidado em utilizar espécies nativas do bioma local é fundamental para preservar e atrair a fauna.