Com fachada viva e térreo livre, On Imarés traz uma nova dinâmica para a vida urbana em São Paulo

Implantado no coração de Moema, São Paulo, o edifício On Imarés conta com um projeto arquitetônico desenvolvido pela ACIA Arquitetos e se destaca pela sua proposta contemporânea e inspiradora.

Para este edifício residencial, que conta com 290 unidades divididas entre estúdios e espaços de serviço, o estúdio se deparou com o desafio de estabelecer uma edificação que estivesse em perfeita sintonia com a dinâmica do dia a dia de Moema. Para isso, o partido arquitetônico adotado buscou “derrubar os muros” existentes para a criação de um térreo aberto, estabelecendo conexões com a cidade e o entorno de forma dinâmica e compartilhada.

Por estar em um terreno menor, com 1.500m², foi proposta a extensão do térreo da fachada ativa e do lobby de acesso, que atravessam a calçada e se expandem por meio de um parklet, gerando uma interligação entre esse espaço e as áreas internas do hall, para aumentar o espaço de uso público e convivência. A solução propicia uma maior ativação do local em todos os horários do dia e reforça a sensação de segurança tanto para o edifício como para o bairro.

O programa do On Imarés, além de contar com unidades pequenas e flexíveis, engloba uma diversidade de áreas de uso comum de qualidade dentro do condomínio, com espaços de coworking, pet place, bicicletário, cozinha colaborativa, salão de festas, academia e uma loja ao lado do acesso do empreendimento, aproximando os serviços comerciais dos moradores. O estacionamento foi implantado no pavimento do subsolo, com poucas vagas disponíveis, visando incentivar o uso da estação de metrô, localizada ao lado do edifício, e estimular o hábito de caminhar pelo bairro.

A fachada viva é outro destaque do edifício, com painéis metálicos em cores intensas e contemporâneas, intercalando-se randomicamente entre os pavimentos da edificação. Essa abordagem faz referência à dinâmica do dia a dia do bairro, ao mesmo tempo em que destaca e confere identidade ao On Imarés na paisagem urbana, marcando sua presença como um elemento singular.

Esses painéis da fachada, assim, assumem um papel essencial no conceito do projeto, proporcionando não apenas uma composição artística que rompe com os tons tradicionais de projetos desta escala na cidade, mas também funcionando como brises, garantindo maior eficiência e conforto térmico nos interiores das unidades.

O paisagismo, inspirado no próprio bairro verde e dinâmico de Moema, faz-se presente entre as áreas comuns, que estão distribuídas cuidadosamente ao longo dos pavimentos do edifício. A implantação dos elementos paisagísticos nos espaços de convívio busca trazer essas experiências de contato entre a vida humana e a natureza para dentro do edifício.