Casas modulares: Conheça a nova tendência do setor imobiliário

A inovação de casas modulares está cada vez mais presente na cidade. A característica distintiva desta tendência é a fabricação prévia de módulos completos, que chegam ao local de construção e são montados como peças de um quebra-cabeça, entregando uma alternativa eficiente para construções mais ágeis e controladas.

A construção civil é responsável por cerca de 70% dos resíduos sólidos urbanos e, um dos benefícios notáveis das casas modulares, é a redução do desperdício de materiais. Ao serem fabricadas com alta precisão, as peças contribuem para uma construção mais sustentável, economizando água e promovendo práticas ecologicamente corretas.

“Esse método proporciona maior qualidade à construção, pois as partes são fabricadas em ambientes controlados, tornando a obra menos suscetível a condições climáticas adversas e garantindo eficiência e rapidez.”, explica João Lobato, arquiteto da Growt – startup focada em projetos de Arquitetura e Engenharia.
 

Em resumo, esse tipo de construção é uma opção excelente para quem quer uma obra mais rápida e com menos imprevistos, pois já são modelos pré-definidos e sistemas pré-fabricados. “Elas chegam prontas e literalmente montadas no terreno, diminuindo até pela metade o tempo de obra”, completa o arquiteto.

Ainda segundo Lobato, essas estruturas podem ser feitas tanto de madeira, quanto de perfis metálicos, ou sistemas como Steel Frame ou até mesmo Wood Frame, mas todas, assim como em construções comuns, incluem instalações elétricas e hidráulicas.
 

Construção vantajosa
 

Além de obras mais rápidas, como citado anteriormente, as casas modulares possuem muitas vantagens, incluindo o preço atrativo e, por isso, a qualidade dessas construções podem ser questionadas.

“Quando falamos de uma construção rápida e com preço bom, é normal que as pessoas questionem sua qualidade, mas esses módulos são fabricados em locais especializados e, além disso, as construções desse tipo devem atender às mesmas normas que as feitas in loco”, explica João.

Sendo assim, são construções seguras e resistentes, até porque, já falando sobre outra vantagem, os materiais usados são de primeira linha.
 

João Lobato também cita uma interessante característica desse tipo de construção: a portabilidade. “Você é dono da construção e pode levar para qualquer lugar, arcando apenas com os custos da desmontagem, transporte e nova montagem da estrutura”, explica.
 

São muitas as vantagens de casas modulares, mas também é necessário dizer que nem tudo são flores. Por exemplo, ao optar por essa construção, é necessário ter em mente que é difícil encontrar mão de obra. “É uma construção que exige mão de obra especializada, diferente de obras tradicionais”, finaliza Lobato.