Edifício de escritórios possui um projeto arquitetônico diferenciado, assinado por Gustavo Utrabo
A Brookfield Properties, líder mundial em desenvolvimento e operação de ativos imobiliários de alta qualidade, acaba de inaugurar o Arquipeo, seu novo edifício corporativo, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo. O projeto, assinado pelo arquiteto Gustavo Utrabo, é o grande diferencial do espaço, pois foi concebido de forma a criar ambientes amplos e interligados, com andares de até 12 mil m², que podem ser subdivididos em diferentes tamanhos.
Empreendimento built-to-suit, o Arquipeo foi desenvolvido para a WPP, maior empresa de publicidade e comunicação do mundo, que irá reunir suas agências do Brasil em um único espaço. O projeto foi encomendado à Brookfield Properties para ser um campus aberto e horizontal para conexão entre as diferentes empresas da rede. “Arquipeo já é considerado um dos mais icônicos do nosso portfólio. Além do padrão AAA e totalmente sustentável, o Arquipeo está inserido em um novo eixo residencial e corporativo paulistano, na Vila Leopoldina, uma das áreas ascendentes da capital. O bairro evoluiu de uma área industrial para um polo criativo e inovador, atraindo empreendimentos imobiliários, educação, comércio e lazer”, afirma Hilton Rejman, presidente executivo da Brookfield Properties no Brasil.
Desde sua idealização, o empreendimento foi pensado para atender às mais rigorosas exigências de sustentabilidade e da certificação LEED Gold, com eficiência hídrica e de energia, construção sustentável, controle de poluentes, aproveitamento da luz natural, localização favorável ao uso de transporte público e alternativos. Possui ainda duas estrelas na certificação Fitwel, desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) em parceria com o General Services Administration (GSA) e que valoriza a saúde, o bem‑estar, qualidade de vida e a produtividade dos ocupantes.
O empreendimento ocupa um terreno de 19 mil m², com mais de 57 mil m² de área locável, distribuídos em cinco pavimentos conectados por passarelas e escadas que interligam grandes espaços, galerias e áreas externas com locais de trabalho colaborativos, além de varandas e um “roof-top” com um terraço de mais de 7 mil m². Com capacidade para receber cerca de sete mil profissionais, o empreendimento conta ainda com auditório e espaço para lojas, cafés e restaurantes.
O paisagismo é assinado por Raul Pereira e foi desenvolvido com espécies nativas da Mata Atlântica. O jardim interno pode ser visualizado de qualquer parte do edifício e conta com árvores de copas altas. Ao todo, são mais de 5 mil m² de área verde, com cerca de 115 espécies diferentes. O conceito do Arquipeo também valoriza a integração com o bairro e com os passantes, com bastante transparência, fruição e sem muros.
O projeto arquitetônico
Gustavo Utrabo é um arquiteto brasileiro conhecido por seu foco em sustentabilidade, responsabilidade ambiental e design socialmente consciente. Ganhou reconhecimento por seu uso inovador de materiais naturais, principalmente madeira, e por sua ênfase na integração da arquitetura com a natureza. É fundador do Estúdio Gustavo Utrabo, escritório de arquitetura que se tornou conhecido por projetos como a Aldeia Infantil de Formoso do Araguaia, internato vencedor do Prêmio Internacional RIBA 2018.
O trabalho de Utrabo frequentemente combina abordagens arquitetônicas contemporâneas com elementos tradicionais brasileiros, priorizando as necessidades da comunidade local e minimizando o impacto ambiental. Seus projetos normalmente abrangem espaços abertos, ventilação natural e o uso inovador de materiais para promover a eficiência energética e a sustentabilidade.
O neologismo que dá nome ao empreendimento tem como referência o próprio significado de arquipélago e foi inspirado na palavra em francês – archipel. “O Arquipeo é uma reflexão a respeito da constituição de uma cidade contemporânea na relação entre cultura e natureza, assim como também sobre a feitura de elementos arquitetônicos. Para a cidade, concebemos um edifício aberto, ativo para vizinhança e com uma praça exuberante ao centro. Para sua construção, pesquisamos sobre a pré-fabricação (algo presente na história fabril da Vila Leopoldina), mas também sobre os gestos manuais que permeiam todo o projeto, como, por exemplo, os painéis estruturais em alto relevo existentes no edifício”, afirma Ultrabo.
O Arquipeo é totalmente acessível e está localizado na Avenida Mofarrej, 971, com fácil acesso por carro – está estrategicamente perto de vias como as Marginais Tietê e Pinheiros – e transporte público (diversas linhas de ônibus circulam pela região, além de estar perto de duas estações de trem). Além disso, o empreendimento tem infraestrutura para os adeptos da mobilidade urbana (bicicletário e vestiário) e possui ciclovias no entorno. A WPP ocupará três dos cinco pavimentos do empreendimento. Os demais espaços serão locados à terceiros.
- Última fase do Tiê Residencial, na Tijuca, terá unidades de três e quatro quartos viradas para o verde da montanha
- Fator Realty planeja lançar mais R$ 400 milhões em imóveis em Salvador em 2025
- Sugestão: Alphaville anuncia mais um lançamento em Camaçari
- Em apenas duas horas, Vokkan ultrapassa 95 milhões em vendas de terrenos para casas no Vivapark Porto Belo
- Como a IA está transformando o mercado de locação no Brasil