Armacell leva à Feicon soluções em sistemas de isolamento térmico e acústico para diferentes aplicações no setor da construção civil

Uma pesquisa realizada pela ProAcústica com compradores e locatários de imóveis aponta que quase 70% desse público elege, como prioridade, o isolamento acústico no momento de tomada de decisão. “Para ter um ambiente com boa acústica, que proporcione tranquilidade, privacidade, concentração e bem-estar, engenheiros e arquitetos precisam lançar mão de recursos e materiais que devem atingir os critérios estipulados na NBR 15575, norma brasileira de desempenho acústico de edificações”, explica Juan Herrero, gerente da unidade de negócios de Construção Civil da Armacell.

Atendendo à essa crescente do mercado, a Armacell tem investido em sistemas de isolamentos acústicos e leva à 28ª Feicon – maior encontro da construção civil e arquitetura na América Latina, produtos que atendem esta nova realidade do mercado. Do portfólio da marca, destacam-se o ArmaComfort Laje e o ArmaComfort Hidro, desenvolvidos para o isolamento acústico em sistemas hidrossanitários.

Nesta edição da Feicon, que acontece de 2 a 5 de abril no São Paulo Expo, a empresa fará parte do espaço da ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, estreitando ainda mais a parceria.

O ArmaComfort Laje é um sistema de manta e rodapé, que instalado entre a laje e o contrapiso, tem a função de reduzir a propagação de ruídos provocados por impactos, como a movimentação de pessoas ou queda de objetos. O produto é constituído por espuma à base de polietileno de baixa densidade, 100% reciclável e impermeável.

E para atender as necessidades de consumidores mais exigentes, a Armacell desenvolveu o ArmaComfort Hidro, sistema de isolamento acústico hidrossanitário. Trata-se de uma solução com excelente desempenho acústico associado a uma instalação fácil, rápida, limpa e que ajuda a minimizar erros de montagem, mostrando-se ideal tanto para projetistas e consultores quanto para construtoras.

Destaque também para o isolamento PoliPex Termoblock, manta térmica para telhados, que ajuda a manter a temperatura agradável no ambiente, além de auxiliar na estanqueidade do telhado.
 

Na avaliação de Mansur Haddad, diretor geral da Armacell, “o crescimento da companhia no setor de construção é resultado de alguns fatores, como ampliação da linha de produtos, participação em eventos estratégicos como a Feicon e apoio a associações e grupos técnicos no Brasil que discutem novas técnicas para aprimorar e divulgar os parâmetros no que se refere ao desempenho acústico de construções”.

Preferência de compradores e locatários

O item conforto acústico é um dos principais quando falamos do comportamento dos compradores ou locadores de imóveis, bem como nas tendências de moradias no país. Pesquisa realizada pela DataZAP+, braço de inteligência imobiliária do grupo OLX Brasil, que realiza estudos e levantamentos exclusivos sobre o setor da construção civil, aponta que o isolamento acústico residencial é o item mais importante para 69% dos compradores pesquisados e 66% para os locatários. O estudo foi publicado no ano passado e está disponível no site da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica).

A preferência pelo “isolamento acústico” na pesquisa ficou à frente de itens em tecnologia no mercado imobiliário como “Câmeras de monitoramento”, aplicativos para acompanhamento de câmeras de segurança, “wifi disponível no prédio” e “tomadas USB nos imóveis e nas áreas comuns”, por exemplo.

Com base nos dados de pesquisa de 2023 da Leesman Index “A decade of change”, observou-se que apenas 36% dos funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho em relação ao condicionamento acústico. Portanto, a maioria, ou seja, 64% dos profissionais, não estão satisfeitos.

Ainda de acordo com a Leesman Index, em apenas um ano, o número de profissionais que topariam trabalhar de maneira híbrida com pelo menos uma ida semanal ao escritório saltou de 36% para 41%. Falando em trabalho híbrido, de 2020 para cá, 82% dos profissionais entrevistados trabalham neste modelo.

O estudo foi realizado com mais de 270 mil funcionários em 2.100 locais de trabalho.