A tecnologia BIM como aliada da construção civil

A tecnologia BIM como aliada da construção civil

Projetos estão mais ágeis, assertivos e econômicos

A utilização do BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling) está cada vez mais presente no setor da construção civil. A tecnologia reúne informações, especificações e todos os atributos dos projetos de uma construção de forma integrada e organizada e permite criar, por meio de softwares baseados no BIM, um modelo em 3D da obra, muito mais detalhado e próximo do resultado final. Além de tornar os projetos mais eficientes evitando os problemas nos canteiros de obras, como erros na execução do projeto e no pós-obra.

O uso do BIM reduz custos, otimiza o ROI (retorno sobre o investimento) e agiliza todo o processo aumentando a qualidade dos empreendimentos.

Para Mauro Rego, Diretor de Engenharia da Seed Incorp, incorporadora e construtora especializada em condomínios residenciais de alto padrão na capital paulista afirma que, “a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Nossos projetos realizados por meio dessa tecnologia agregam todas as áreas envolvidas no planejamento das nossas construções, além de fornecer informações aprofundadas sobre cada detalhe da obra”, diz.

A Tecnologia da Informação aliada à construção civil é um dos maiores benefícios ao setor. Os processos que envolvem uma obra permitem o trabalho de forma integrada e ágil otimizando tempo, trazendo uma maior assertividade em todas as etapas e também promovendo a redução de custos, já que o desperdício de material é evitado. “A adoção dessa tecnologia tem reduzido o tempo de elaboração de projetos de 10 a 15%, o que representa racionalização de equipes e redução de custos indiretos. Na arquitetura, por exemplo, essa redução pode chegar a 40%.”, completa o diretor da Soul Tech.

A integração entre os envolvidos em um projeto é de suma importância. A boa comunicação, além de evitar erros e retrabalhos, traz agilidade nos processos além de reduzir o tempo da obra.

Mauro destaca que, “trabalhar de forma integrada e usando a inovação sempre ao nosso favor é o modelo de trabalho ideal das construtoras e aqui na Seed promovemos a disrupção no setor imobiliário utilizando todas as ferramentas tecnológicas para aprimorar cada vez mais nossos empreendimentos”.

Comments are closed