Ao completar 60 anos de atividades, o Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia prepara o lançamento de dois empreendimentos imobiliários na Serra Gaúcha para os próximos anos. Para a cidade de Canela está previsto um complexo residencial de apartamentos com operação de gastronomia no andar térreo. O empreendimento está em fase de licenciamento e será lançado em 2022. A previsão de investimento é de R$ 50 milhões. Já Gramado deve ganhar um novo bairro planejado com master plan do Arquiteto Jaime Lerner, falecido em 2021 e referência mundial em Novo Urbanismo, em uma área de 23 hectares muito próxima ao centro da cidade. Desse total 17 hectares serão preservados e a construção acontecerá apenas em seis. Com aporte de R$ 40 milhões, o projeto deve ficar para 2023
. “Este empreendimento virá para mudar a forma de se viver, trabalhar e se divertir em Gramado. Vamos colocar todo nosso expertise em prática para deixar nosso legado também na serra gaúcha, projeto este que será coroado com sendo um dos últimos a contar com a participação do arquiteto Jaime Lerner como principal líder do seu Escritório”, complementa Claudio Teitelbaum.
Ações sociais para celebrar
Para comemorar as seis décadas de trabalho, a empresa planeja diversas ações sociais a serem realizadas ao longo do ano de comemoração. Uma forma de dar como retorno à sociedade todo trabalho conquistado, além de ter como filosofia empresarial investir em ações beneficentes. Entre as principais iniciativas estão a instalação de placas fotovoltaicas no Lar da Criança Anne Frank, contribuindo para a sustentabilidade e a economia do espaço fundado em 1982 com o propósito de dar educação e assistência social às crianças da Vila Jardim Universitário, em Viamão. Também será realizada doação de materiais escolares em Pelotas, onde a empresa construiu um dos primeiros bairros planejados do Rio Grande do Sul, o Bairro Quartier Pelotas, empreendimento que ocupa 30 hectares e que tem máster plan do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. Para o Natal serão realizadas mais ações beneficentes, além de outras que estão planejadas para 2022.
Idealizada pelo engenheiro Joal Teitelbaum em 24 de outubro de 1961, atualmente a empresa é dirigida pelos seus três filhos, Jader, Cláudio e Flávio. Entre os trabalhos de destaque estão o desenvolvimento dos primeiros Green Buildings residenciais no Rio Grande do Sul, ainda em 2010, mesma época em que gerenciou as obras do edifício-sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Além disso, a Joal foi responsável pelo gerenciamento global da construção do Campus Unisinos Porto Alegre, da nova escola infantil do Colégio Anchieta e prestou uma série de serviços para Petrobrás, na Bacia de Campos, nas áreas de modelagem de processos de construção e montagem, redesenho de processos, engenharia de valor e gestão de práticas sustentáveis e meio ambiente, saúde e segurança. Também possui em seu portfólio clientes como o Banrisul, Sebrae, AMPRS, AF Global, Walmart e Braskem.