O Parque – novo complexo multiuso em São Paulo

Complexo multiuso chega ao coração do Brooklin para proporcionar uma nova experiência de viver São Paulo 

Com abordagem inovadora e promovendo a gentileza urbana, acaba de ser entregue “O Parque”, complexo multiuso que se integra à cidade com harmonia e oferece um recanto de natureza aberto a todos, em pleno bairro do Brooklin. O novo empreendimento da Gamaro Incorporadora é formado por torres residenciais, corporativa e de apartamentos com serviços, além de lojas e restaurante com vista 360º, e tem entre os seus diferenciais uma praça de convivência cercada por exuberante vegetação nativa, para uso de moradores e da população do entorno. Localizado ao lado de um dos mais importantes eixos corporativos de São Paulo – as avenidas Faria Lima, Berrini e Chucri Zaidan – e a poucos passos do Morumbi Shopping, O Parque proporciona sossego e acessibilidade na medida.

São mais de 38 mil m² de área de terreno no total, dos quais 10 mil m² são de área verde, composta por mais de 80 espécies diferentes vindas da recuperação e reconstituição do bioma original local, a Mata Atlântica. Algumas destas espécies são consideradas raras, praticamente extintas em ambiente urbano. 

“Temos em O Parque uma área privada aberta à população – um vislumbre de como podem ser as cidades no futuro”, avalia o paisagista e botânico Ricardo Cardim, responsável pelo projeto de paisagismo do complexo. “Restauramos a paisagem que desapareceu com a degradação ambiental e com a urbanização desenfreada e criamos algo realmente disruptivo e inovador, um empreendimento único no Brasil”, pontua. 

O trabalho minucioso de Cardim inclui, ainda, a recriação de um rio encachoeirado que termina em um lago com peixes, fazendo um convite à contemplação e oferecendo a todos a oportunidade de se desconectar do ritmo acelerado da cidade e se reconectar com a serenidade e o frescor da natureza.   

Conexão e integração com a cidade

Ao contrário das construções tradicionais que isolam e segregam, O Parque se abre para a metrópole, criando um ambiente acolhedor que convida os moradores e passantes a interagirem de maneira mais amigável e participativa. Tudo isso viabilizado pela integração tecnológica, que garante segurança e monitoramento sem a necessidade de barreiras físicas. “Resgatamos a vocação natural desse espaço por meio não só de um projeto de paisagismo, mas de uma restauração ecológica”, declara Cardim. 

Ele explica que a restauração de Mata Atlântica foi feita seguindo critérios científicos e acadêmicos, aplicados às áreas sobre laje e terreno permeável, num projeto totalmente diferente do comumente empregado, pois 90% do paisagismo feito no Brasil utiliza espécies de outros países. “Já percebemos que as plantas nativas atraem pássaros, insetos e até mamíferos, mostrando o início de um novo ciclo completo da natureza”, comenta. Por estarem adaptadas ao clima de São Paulo, as espécies da Mata Atlântica consomem menos água e sofrem menos com as mudanças climáticas da região.

Um dos destaques do projeto paisagístico é a “floresta” de araucária – ainda em fase de crescimento. Cerca de 40 unidades foram plantadas para resgatar a paisagem natural de São Paulo, perdida há tantos anos. “Esse projeto mostra que é possível a harmonia entre a civilização moderna e todas as suas conquistas tecnológicas, com a natureza ancestral. Esse é o caminho para sociedades saudáveis”, conclui o paisagista.

Conforto, tecnologia e funcionalidade 

O complexo ainda dispõe de unidades de 78 a 197m² à venda. Os apartamentos de alto padrão são ideais para quem quer uma vida ativa e confortável num dos bairros mais desejados da capital paulista, mantendo a tranquilidade e a privacidade. As torres residenciais – de 44 andares cada – têm áreas de convivência no térreo e no 30º andar proporcionando uma vista privilegiada da cidade; e estrutura completa de lazer, com direito a quadra de tênis de saibro e de squash.


“Um dentre os muitos destaques do empreendimento é a oferta de combo de Conveniência, Tecnologia, Arquitetura e Natureza. Além dos moradores, a população de maneira geral que poderá usufruir do todo, o contrário do que vemos em outras regiões da cidade e empreendimentos, em sua maioria fechados por muros, gradeados e privando a convivência com a cidade de fato”, avalia Fabricio Rocha da Costa, diretor de Incorporação da Gamaro Incorporadora. 

“O Parque é um empreendimento único, pensado principalmente para trazer de volta aos seus moradores e à região o contato com a natureza, abrindo espaço para uma relação harmônica entre os espaços públicos e privados. Com a arquitetura exuberante, o paisagismo encantador e as escolhas dos materiais, O Parque proporciona uma experiência que une conforto e praticidade para todos os seus frequentadores. Aprimorar nossa cidade é uma responsabilidade de todos e O Parque surgiu para contribuir com isso”, explica Maria Carolina Altheman Pierini, Gerente de Desenvolvimento da Gamaro.


Tendência aprimorada

A tendência para uma cidade mais segura e mais confortável para os usuários é tornar os espaços próximos à rua ocupados, por exemplo, por comércios. Dessa forma, outra gentileza urbana de O Parque foi a adoção de lojas no térreo. Essa abordagem ainda estreitou os laços entre os espaços comerciais e residenciais, criando uma integração que enriquece a experiência dos moradores e da população; e fortalece a economia local, impulsionando a atividade comercial de forma sustentável, já que não requer grandes deslocamentos e o uso de veículos com combustível fóssil.  

O Parque surge como um exemplo inspirador de como a arquitetura pode moldar e melhorar a qualidade de vida urbana. Com sua abordagem inovadora, promovendo a gentileza urbana, o empreendimento está destinado a se tornar um marco na evolução da paisagem de São Paulo. 

Endereço O Parque: Av. Roque Petroni Jr n. 360 – Brooklin