Soluções sustentáveis do setor de construção civil terão destaque na FEICON 2025

Expositores podem inscrever seus produtos inovadores na Rota da Sustentabilidade ESG até o dia 10 de março. Evento será realizado em abril, em São Paulo

Prazo para inscrição das empresas na Rota da Sustentabilidade segue até o dia 10 de março

A FEICON – Feira Internacional da Construção Civil está com as inscrições abertas para a Rota da Sustentabilidade, iniciativa que visa divulgar a sustentabilidade dos produtos expostos na feira, seguindo diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança).

Desenvolvida em parceria com a Inovatech Engenharia, a Rota proporciona às marcas selecionadas uma divulgação e sinalização diferenciadas dentro do evento, para destacar e ampliar o alcance destas iniciativas. O prazo para inscrição das empresas interessadas segue até o dia 10 de março e é realizada pelo site da FEICON 

Para participar, as empresas expositoras devem inscrever produtos ou soluções que atendam a, no mínimo, dez dos 24 critérios de avaliação de sustentabilidade, divididos em três eixos: Fabricação, Obra e Produto Aplicado.

Critérios de avaliação

No eixo fabricação, por exemplo, entre os aspectos analisados estão a redução de emissões de CO2, uso de materiais reciclados e gestão eficiente da água. Já no eixo obra, a diminuição de resíduos e a melhoria das condições de trabalho são ações que serão consideradas. Quanto ao produto aplicado serão considerados os benefícios ambientais e sociais após a aplicação do produto, como eficiência energética, conforto térmico e acústico, reciclabilidade e facilidade de manutenção.

“A Rota da Sustentabilidade ESG permite que fabricantes evidenciem seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, facilitando a escolha por soluções mais eficientes e alinhadas às exigências do mercado global”, explica o diretor da FEICON, Ivan Romão.

Destaques

Os expositores aprovados terão sinalização específica no pavilhão da feira, destaque na planta do evento e visibilidade nas redes sociais da FEICON. Além disso, as avaliações realizadas pelo público visitante serão divulgadas ao final da feira no site oficial da Rota da Sustentabilidade (www.rotadasustentabilidade.com.br). Em 2025, a feira será realizada de 8 a 11 de abril no São Paulo Expo, na capital paulista.

Em sua última edição, a Rota da Sustentabilidade registrou um crescimento expressivo na diversidade de soluções apresentadas, abrangendo desde equipamentos para obras até tomadas e sistemas construtivos inovadores. Segundo o CEO e fundador da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira, responsável pela curadoria da Rota, esse avanço reforça o papel fundamental da iniciativa em toda a cadeia da construção civil, consolidando-se como uma grande aliada na busca por um setor mais sustentável e um planeta melhor.

“Em 2025, estamos aprimorando nossa metodologia para garantir uma análise ainda mais detalhada dos produtos inscritos. Com isso, queremos ampliar o número de expositores comprometidos e oferecer um panorama ainda mais completo do setor”, conclui Ferreira.