Região da Faria Lima registra metro quadrado residencial mais valorizado de São Paulo

O entorno da Avenida Brigadeiro Faria Lima, centro financeiro de São Paulo, registrou o metro quadrado residencial mais valorizado da cidade em 2023, conforme dados do Índice de Preço Real (IPR), estudo da Loft que acompanha mensalmente o preço do metro quadrado de todos os apartamentos da cidade. O potencial de valorização é resultado de uma demanda crescente, sobretudo, de pessoas de 30 a 45 anos que trabalham em bancos, gestoras de investimentos ou startups com sede na própria Faria Lima ou arredores. 

O público da região busca residências de alto padrão cercadas pelos melhores restaurantes, bares descolados e outras avenidas relevantes, como a Berrini, além dos Shoppings JK Iguatemi, Vila Olímpia e Iguatemi, do Parque do Povo e do Esporte Clube Pinheiros. Com facilidade de acesso às principais vias da capital, a localização também permite rápido acesso ao Aeroporto de Congonhas. É um verdadeiro centro cosmopolita que reflete a o melhor da atmosfera vibrante da capital paulista. 

Na paisagem dinâmica da região, destaca-se um edifício que se assemelha a uma obra de arte. O FLOAT by Yoo da SKR supera às expectativas mais exigentes. Em torre única com 14 andares, o empreendimento abriga apenas 29 apartamentos que são banhados o dia todo pelo sol e não se tocam, com paredes totalmente independentes. Os elevadores chegam a cada andar como se estivessem numa varanda, em um projeto meticulosamente pensado para refletir contemporaneidade através dos traços modernistas propostos por Ângelo Bucci (SPBR). Os espaços de convivência complementam a experiência, fugindo do óbvio, com a assinatura do Yoo Studio, o maior estúdio de design do mundo. 

Como o nome diz, o FLOAT Foi desenhado para dar a sensação de flutuar sobre a cidade aos moradores, como se os cômodos fossem pétalas ligadas ao centro do edifício. Trata-se do primeiro projeto residencial totalmente desenhado por Ângelo Bucci na cidade e o segundo em parceria com a SKR, pois o arquiteto assina também o retrofit do Nomad, localizado em Moema.  

De acordo com o fundador e CEO da SKR, Silvio Kozuchowicz, o FLOAT eleva a arquitetura de São Paulo em todos os níveis. “A arquitetura capta um desejo e, a partir dele, transforma nossas vidas. Nesse processo de trabalho coletivo, através dos traços do arquiteto Ângelo Bucci, uma vida de interação, criatividade e convivência se faz possível. Alcançamos o lugar mais alto que poderíamos almejar com este projeto”, afirma. 

A fachada marcante do FLOAT traz à Vila Olímpia um projeto cosmopolita que poderia estar localizado nas mais interessantes cidades do mundo. Minimalista, a comunicação visual do edifício apresenta linguagem gráfica urbana e é assinada pelo escritório Nitsche Arquitetos. Os símbolos e pictogramas sobre concreto aparente, os números das unidades em aço inox e os painéis em madeira e chapa perfurada resultam na combinação perfeita entre luz, sombra e reflexo, que rendeu ao projeto o LADAWARDS (Prêmio internacional Latin American Design Awards), o mais relevante reconhecimento de design da região, na categoria Enviromental Design.  

Para proporcionar uma experiência singular de moradia, cada planta é única. As metragens variam entre 61 m² e 70m² nos apartamentos tipo. Há opções duplex de 113 m² a 123 m² e coberturas, que vão de 117 m² a 138 m². Todas as unidades do FLOAT contam com 2 vagas de garagem.  

Nas áreas de convivência, há lounge, lounge estar e externo, solarium, espaço fitness, deck uma piscina contornada por um belo paisagismo em painéis verdes, canteiros ajardinados e áreas arborizadas, que trazem a natureza para dentro do projeto.  

Sofisticado, ousado e criativo, o FLOAT surpreende também pelo design. A curadoria de mobiliário das áreas comuns destaca peças assinadas e exclusivas, alinhadas ao perfil exigente da região.  Logo na recepção, elementos únicos, como a luminária Guarda-chuva, de Ana Neute, e a poltrona Lou Read, de Philippe Stark, harmonizam todo o ambiente. Já o Lounge traz toques de contemporaneidade com a luminária Zeppelin 2, de Marcelo Wanders e Flos; a luminária Tombo, de Guilherme Wentz; a luminária IC Light Floor, de Michael Anastassiades; e a poltrona C28, de Marcus Ferreira, da Carbono.  

Intimista, o Lounge Estar é valorizado com muita personalidade, a partir da luminária Twiggy, de Marc Sadler, da Foscarini; do banco Mocho, de Sergio Rodrigues; da mesa Lena, de Decarvalho Ateliter e das poltronas 720 Lady, de Marco Zanuso, da Cassina; e Ipanema, de Jorge Zalszupin.  No Lounge Externo, o design de interiores conta com a luminária Carambola, de Carol Gay; a mesa Log M, de Paola Navone, da Gervasoni; a poltrona Re-Trouve, de Patricia Urquiola, da EMU; e a banqueta Barstool, de Christophe Pillet.  

Reconhecimento

O FLOAT é um empreendimento singular. E tudo na história do edifício ressalta essa característica. O projeto foi premiado pelo America Property Awards2019/2020, um dos prêmios de arquitetura e design mais renomados do mundo, nas categorias “Melhor Residencial Vertical” e “Melhor Campanha de Marketing”, e foi reconhecido pela Premiação IABsp 2022, do Instituto de Arquitetos do Brasil/SP, como Edificação Residencial. Conquistou também o Master Imobiliário 2023 na categoria Empreendimento Residencial e foi selecionado para compor o Top 10 da GA, Global Architecture Document2022, dentre os 129 homologados na categoria de edificações.