5 motivos para trocar sua obra de alvenaria pelo Steel Frame

Modelo é amplamente utilizado em construções nos Estados Unidos, Canadá, Áustria, Chile, Japão e Nova Zelândia como opção mais moderna e sustentável

A grande maioria das casas construídas no Brasil  ainda optam por usar a alvenaria. Segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostras Contínuas (Pnad Contínua) do IBGE em 2019, 88,2% das casas do país ainda são feitas com a alvenaria tradicional. Apesar dessa preferência esmagadora que perdura até os dias de hoje, a construção civil tem passado por um processo de modernização e inovação, e, dentro dessa revolução, o Steel Frame se destaca.

O sistema Steel Frame de construção é caracterizado pelo uso de aço galvanizado no lugar de concreto e tijolos. É o método implementado em 90% das obras realizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Áustria, Chile, Japão e Nova Zelândia, conhecido no exterior principalmente por ser uma alternativa mais ágil e sustentável à alvenaria.

Para entender melhor quais são algumas das principais vantagens que esse modelo traz, convidamos o especialista em construções inteligentes Diego Vaz, CEO da iBUILD, rede de franquias brasileira especializada no uso de construções com Steel Frame, para elencar os cinco motivos pelos quais essa pode ser uma decisão interessante para sua obra.

1. Agilidade na Execução da Obra

O Steel Frame reduz significativamente o tempo de execução de uma obra em comparação com a alvenaria tradicional. Esse sistema utiliza estruturas de aço galvanizado para erguer as paredes, que são então revestidas com placas cimentícias ou de gesso acartonado. Esses materiais são mais leves e fáceis de instalar do que os tijolos e blocos de concreto usados na alvenaria, agilizando o processo de construção. Além disso, o processo de montagem exige menos mão de obra e evita a necessidade de etapas demoradas, como a cura do concreto. 

“Dependendo do tamanho da casa que vai ser construída, com a alvenaria, ela pode demorar cerca de seis meses a um ano para ficar pronta, sem considerar atrasos. Já com o Steel Frame, esse tempo pode ser reduzido em até três vezes, graças às facilidades que ele oferece em sua instalação”, explica Vaz. 

2. Eficiência Energética e Sustentabilidade

As construções em Steel Frame possuem excelente desempenho térmico, pois as paredes montadas com esse sistema têm maior capacidade de isolamento, o que ajuda a manter a temperatura interna do ambiente mais estável. Isso significa que o uso do ar condicionado no verão, ou de um aquecedor no inverno, se torna um gasto bem menos necessário, que resulta em uma boa economia nas contas de energia.

“Vale ressaltar também que o Steel Frame é uma alternativa mais sustentável, pois o aço utilizado é 100% reciclável e exige menos recursos naturais na construção, reduzindo o impacto ambiental, a qual é uma grande crítica feita a alvenaria tradicional”, comenta Vaz.

3. Maior Durabilidade e Resistência

O aço galvanizado possui alta resistência contra corrosão, fogo e as diferentes condições climáticas, de uma forma geral, oferecendo mais proteção que paredes de tijolos.

“Enquanto a alvenaria pode sofrer com umidade, rachaduras e um desgaste muito mais rápido de sua estrutura, o Steel Frame é mais robusto e durável, oferecendo uma proteção superior contra esses danos comuns. Como o aço é imune a cupins e ao apodrecimento, a construção exige menos manutenção ao longo dos anos e tende a ter uma vida útil mais longa, fazendo com que os donos da casa economizem dinheiro a longo prazo com os eventuais reparos que precisariam realizar”, reforça o CEO.

4. Maior Precisão e Menor Desperdício

As peças do Steel Frame são produzidas sob medida e em um ambiente controlado, o que proporciona maior precisão no corte e ajuste dos materiais, diferente da alvenaria, que frequentemente exige adaptações e ajustes durante a própria obra.

“A necessidade de ter que fazer esses ajustes também é um dos fatores que faz com que as obras de alvenaria sejam tão mais demoradas e possam acabar custando mais que o seu orçamento inicial”, adiciona o CEO da iBUILD. “Steel Frame conta com um sistema de montagem padronizado, o que minimiza a possibilidade de ocorrer um erro humano e eleva a qualidade final da construção”, enfatiza o especialista.

Além disso, a pré-fabricação das peças reduz a geração de resíduos, contribuindo para uma obra mais limpa, eficiente e econômica, com menos desperdício de materiais e danos ao meio ambiente .

5. Flexibilidade de Projetos e Expansões

A estrutura de Steel Frame é, em média, até 44% mais leve que a da alvenaria, o que oferece flexibilidade para a criação de projetos arquitetônicos variados e modernos. A leveza do material permite que o sistema suporte grandes vãos e paredes mais finas, o que possibilita mais espaço útil interno e um design mais modular, com mais opções para ambientes abertos.

“Essa é uma das maiores vantagens do Steel Frame: a sua modularidade. Caso o cliente julgue ser necessária uma modificação na estrutura do imóvel, por qualquer motivo que seja, a flexibilidade do sistema oferece bastante facilidade para isso”, afirma Vaz. “Essa versatilidade é uma vantagem para quem busca um imóvel que possa ser adaptado conforme as necessidades evoluem. Isso é muito bom para um casal que decide ter um filho ou mais, por exemplo, visto que logo mais eles devem precisar do espaço extra”, finaliza Vaz.