Noah lança primeiro condomínio residencial construído em madeira engenheirada do Brasil

A Noah, startup que oferece solução para a construção civil a partir da madeira engenheirada, anuncia o lançamento do seu primeiro empreendimento residencial. O Arvoredo, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, foi projetado com o propósito de reunir alta tecnologia, sofisticação e sustentabilidade. 

O projeto foi criado com seis casas de aproximadamente 400m², construídas em madeira engenheirada e que dispõem de isolamento acústico e térmico, reaproveitamento de águas pluviais, infraestrutura para sistema de aquecimento solar, carregador para carros elétricos, depósitos individuais, infra para aspiração central, segurança exclusiva e reconhecimento facial para controle de acesso, gerador para as áreas comuns e privativas, acabamento alto padrão e louças e metais criados para garantir menor uso de água. O empreendimento começa a ser construído em abril de 2023 e está previsto para ser entregue antes do fim do mesmo ano, demonstrando que a construção industrializada garante velocidade e precisão.

Sustentabilidade e qualidade de vida são premissas básicas para o novo perfil de morador, que surgiu durante a pandemia. O isolamento social mudou a percepção do lar: o que para muitos era apenas o local de retorno após um dia de trabalho, agora precisa entregar praticidade, conforto, mais contato com a natureza e, acima de tudo, bem-estar.

“O Arvoredo é exclusivo sob duas óticas: espaço e experiência. Afinal, além de provarmos para o mercado que é possível construir um empreendimento charmoso, alto padrão e sustentável a partir da madeira, propomos ao morador a experiência de fazer parte de algo completamente novo e tecnológico”, afirma Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah. 

A madeira é um dos materiais mais antigos utilizados na construção e o único que é renovável e estruturalmente eficiente ao mesmo tempo. Usada como tecnologia construtiva no Arvoredo, a madeira engenheirada, além de traduzir de forma única um novo e moderno jeito de morar, unindo natureza e cidade, garante estabilidade, resistência, sustentabilidade e, sobretudo, velocidade, ao passo que as peças são pré-fabricadas. 

Para Theodorakis, o Arvoredo é um novo marco na arquitetura do espaço urbano de São Paulo. “Acreditamos que o lançamento é uma oportunidade de romper barreiras culturais, o famoso ‘ver para crer’. Queremos revolucionar a construção civil no Brasil e mostrar tanto para a sociedade como para os investidores que é possível aproximar as pessoas dos benefícios e bem-estar proporcionados pela madeira, ser sustentável e obter retornos financeiros sólidos, seguros e rápidos”, complementa.

Investimento em madeira engenheirada ganha forma no Brasil

Apesar de ter um estigma um pouco reticente em um país acostumado com construções de concreto, a madeira como matéria-prima tem sido bem-vista por investidores. O Banco ABC Brasil é o principal financiador do Arvoredo. “Acreditamos plenamente no investimento em aprimoramento de processos e tecnologias, por isso apoiamos cada vez mais negócios que possuem iniciativas sustentáveis, como a Noah. Nosso objetivo é inspirar e corroborar com a adoção de práticas que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente”, destaca Antonio Ferrari, Gerente de Risco Socioambiental do ABC Brasil. 

A construção civil está entre os setores responsáveis pela alta emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, tendo como principais emissores o aço, o cimento e o concreto. Uma alternativa fundamental para tornar a obra mais sustentável e reduzir as emissões totais da construção é a inserção de madeira engenheirada no processo construtivo. Por se tratar de um material renovável, a madeira possui menor emissão que os materiais de origem não renovável – aço, cimento e concreto -, contribuindo assim para a redução das emissões totais da construção.

Por isso, sempre com foco em inovação e sustentabilidade, e alinhada ao propósito de oferecer Soluções para melhor Viver, a Dexco, maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, também faz parte do projeto Arvoredo e será responsável pelos acabamentos da construção, com cerâmicas, louças e metais.

O fornecedor de madeira engenheirada do Arvoredo será a Urbem, que iniciará suas operações no Paraná no último trimestre de 2022. A matéria prima utilizada é a madeira de pinus de reflorestamento.

Além de investidores focados em construção civil e sustentabilidade, o Arvoredo também conta com a ajuda e apoio de arquitetos que confiam no poder da madeira para os próximos anos. Em parceria com a Archademy, foi realizado um Archaton (Hackathon da arquitetura) para que arquitetos e designers de interiores do Hub criassem a decoração de uma das casas do Arvoredo, respeitando o meio ambiente e o perfil do público-alvo do residencial. Seis escritórios foram finalistas e o grande vencedor assinará a decoração das imagens comerciais do empreendimento.