Vila Madalena ganhará o jardim residencial mais alto de São Paulo

Começou a ser construído o empreendimento Jardim Lobato, da premiada Gamaro Incorporadora. Localizado na parte mais elevada do bairro da Vila Madalena, o edifício ganhará o jardim residencial mais alto de São Paulo, com vegetação abundante e árvores frutíferas na cobertura, no 27º andar, e com o bônus de um pôr-do-sol espetacular.


A estética e as cores da fachada, com andares diminuindo em direção ao alto, tiveram inspiração nas montanhas e nas sedimentações rochosas multicoloridas criadas pela natureza ao longo de milhares de anos. Desta forma, a estrutura do prédio tem lajes em diferentes níveis e tonalidades, quebrando a monotonia do cinza de grandes centros urbanos. A área verde foi inspirada nos cumes das serras de parques nacionais e projetada pelo biólogo e paisagista Ricardo Cardim, da Cardim Paisagismo.


“O topo do Jardim Lobato recria uma paisagem de Mata Atlântica típica dos altos da Serra da Bocaina, na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O espaço se tornará um refúgio urbano com toda a infraestrutura necessária para proporcionar segurança, tranquilidade e conforto”, explica Cardim.



Paula Otto, sócia-fundadora do escritório Arquitetura Nacional, responsável pelo projeto arquitetônico, conta que a cobertura super vegetada com declives e visuais de tirar o fôlego foi idealizada para ser um espaço de meditação, contemplação e convivência. “O projeto traz a força e a potência da montanha, mas ao mesmo tempo traz leveza, paz e tranquilidade. Este conceito permeia toda a construção, desde os exteriores até os interiores, com materialidade, cores e texturas inspiradas na natureza”, comenta a arquiteta.

  
O Jardim Lobato está situado entre três dos bairros mais desejados de São Paulo: Pompeia, Perdizes e Vila Madalena (a 350 metros do Metrô). Possui apartamentos entre 41,22m² e 205,82m², studios residenciais de 17,02m² até 43,08m² e studios não residenciais de 27,00m² a 43,08m². Em um terreno de 1.315,37m2, a estrutura conta com quatro pavimentos dedicados a áreas de lazer, sendo uma prainha (bar de apoio à piscina), piscina, brinquedoteca, playground, lounge gourmet, terraço de jogos, academia, espaço zen (yoga/pilates), sala de massagem, sauna, coworking e lavanderia coletiva, tudo para o uso residencial. A entrada, acessos e lavanderia dos studios não residenciais são separados das residências, que têm aindagaragem nos três subsolos. A obra será concluída em novembro de 2024.


Atento a rigorosos critérios de sustentabilidade, o Jardim Lobato conquistou a pré-certificação EDGE, sistema criado pelo Banco Mundial para edifícios eco-eficientes que atendam a importantes requisitos sustentáveis. O desempenho do prédio alcançará uma economia significativa em energia, consumo de água e em energia incorporada nos materiais.