O Ecossistema Trutec e Suas Startups-Membro Lideram no Ranking do Prêmio 100 Open Startups
A 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta na América Latina, anunciou as 10 construtechs de maior destaque no mercado. Entre as selecionadas, a ConstruCode e a Construct In, ambas integrantes do renomado ecossistema Trutec, referência em tecnologia e inovação no setor da construção civil, conquistaram o 1° e o 2° lugar, respectivamente.
Mas as conquistas não param por aí: além de suas startups, a Trutec também foi premiada em 15° lugar na categoria Ecossistema, destacando-se como uma força impulsionadora da inovação no setor da construção civil.
Com um modelo de negócio de investimentos em construtechs, a Trutec parte da inovação para resolver problemas e melhorar processos do setor da construção civil através da tecnologia. Seu ecossistema de construtechs tem revolucionado as práticas de construtoras e incorporadoras, introduzindo sistemas baseados em dados para a criação de soluções tecnológicas. Através do programa Vedacit Labs, a Trutec já acelerou diversas startups voltadas para o setor, das quais 4 fazem parte de seu portfólio, totalizando investimentos que ultrapassam os R$30 milhões.
Pelo terceiro ano consecutivo, a ConstruCode lidera o ranking da vertical de Construtechs – uma plataforma de inteligência integrada que atualmente gerencia mais de 2 mil canteiros de obras em todo o Brasil. Seu serviço inovador automatiza a coordenação de documentos, permitindo que projetistas e equipes de campo trabalhem de forma sincronizada e garantindo que todos os profissionais envolvidos nas obras estejam com informações atualizadas em tempo real, através de Códigos QR. A ConstruCode também se destacou como a 3° startup mais influente no ranking geral.
“Este reconhecimento reforça a nossa convicção de que a tecnologia tem o potencial de transformar positivamente a indústria da construção em larga escala. Estamos comprometidos em tornar o processo de construção mais eficiente, industrializado e acessível em todas as etapas”, afirma Diego Mendes, CEO da ConstruCode.
A Construct IN, que ficou em 2° lugar no ranking pelo segundo ano consecutivo, oferece uma plataforma para documentação e gestão remota de obras por meio de imagens em 360º. Ao possibilitar a transparência da execução da obra e a centralização de relatórios, a construtech minimiza erros de execução e aumenta a eficiência das equipes. Atualmente, são mais de 900 canteiros gerenciados remotamente utilizando a Construct IN, resultando em até 50% de redução nos custos com deslocamento.
“A transformação digital na construção civil tem avançado para além dos grandes empreendimentos. Temos conseguido cada vez mais mostrar o valor da tecnologia para obras de todos os portes e duração, aumentando a eficiência e a transparência dos projetos”, ressalta Tales Silva, CEO da Construct IN. Entre os principais clientes da startup estão construtoras como a Engeform, HTB, Brasil ao Cubo, além de empresas de varejo como Leroy Merlin, Localiza&Co, Petz, entre outros.
A 100 Open Startups é uma plataforma internacional que conecta grandes empresas a startups, e promove anualmente o maior ranking de inovação corporativa latino-americano. A premiação considera o volume financeiro transacionado em contratos firmados entre as startups e as grandes corporações, estimulando a nova economia e o processo de transformação digital de diversas indústrias.
Em 2022, registrou mais de 42 mil contratos, de quase 4 mil startups que fecharam acordos com corporações. Esse movimento no mercado atesta a crescente influência e adoção da tecnologia em diversos setores. Para mais informações sobre o ranking, acesse: www.openstartups.net/site/ranking/.