Startups do ecossistema Trutec confirmam presença na FEICON 2023

As construtechs Construflow, ConstruCode, Agilean e Construct IN prepararam uma arena de conteúdos sobre inovação e tecnologia na maior feira da construção civil

A Trutec, ecossistema que reúne as maiores tecnologias para construção civil, é presença confirmada na FEICON 2023, considerado o maior evento do setor da América Latina. Em sua 27ª edição, o evento ocorre de 11 a 14 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O encontro reúne varejistas – lojistas e vendedores -, representantes da indústria, engenheiros, construtores e incorporadores, além de arquitetos e profissionais relacionados.

Esta é a segunda participação do ecossistema e com após o sucesso de 2021, estande agora conta com um espaço maior e um conceito mais minimalista. De acordo com o Diego Mendes, CEO da ConstruCode, o foco deste ano é proporcionar aos visitantes uma imersão no universo tecnológico, além da demo de cada uma das soluções, o estande também terá um ambiente para conteúdos durante os 4 dias, com palestrantes e convidados das startups para discutirem sobre as principais tendências do setor e as expectativas de futuro para o mercado. 

Conheça as 4 construtechs que fazem parte da Trutec:

Construflow, plataforma de gerenciamento de problemas (ou “issue management”) que ajuda a garantir a comunicação eficaz e a antecipar a resolução de problemas em projetos da construção civil de qualquer dimensão, desde uma casa até aeroportos. Ela permite que todas as partes interessadas registrem, rastreiem e gerenciem problemas (ou “issues”) relacionados ao projeto – incluindo questões de segurança, de qualidade, de prazos e de orçamento.

Para Cícero SallaBerry, CEO da Construflow e gestor de grandes contas da Trutec. a inovação na construção civil está entre as maiores tendências do mercado. Para ele, o cenário da comunicação na construção civil é um aspecto importante para garantir o sucesso de um projeto e o bom andamento da obra.

“A utilização de tecnologias digitais e ferramentas de colaboração, como softwares BIM (Building Information Modelling) e plataformas de gestão de apontamento como a Construflow são uma forma eficaz de assegurar a comunicação eficiente entre todas as partes envolvidas no projeto”, diz ele.

A ConstruCode, por sua vez, está presente em mais de 2.000 obras no país. A solução simplifica a rotina de quem constrói por meio de uma plataforma colaborativa de gerenciamento de documentos. Nela, diferentes times se conectam diariamente, evitando dúvidas e retrabalho nas frentes de serviço. 

Diego Mendes, CEO da ConstruCode, destaca que, apesar de ser inicialmente complexa, a transformação digital é uma jornada sem volta por agregar na redução de infraestrutura física, agilidade nos processos e redução de custos. “Além disso, a comunicação em diversos pontos da cadeia de relações se torna muito mais simples, palavra-chave para qualquer construtora”, afirma.

Já a Agilean promove a gestão com excelência, alta produtividade e digitalização dos processos na construção civil, capaz de reduzir em até 60% o tempo gasto com atividades operacionais para a gestão das construtoras e incorporadoras. Todas as informações relacionadas ao planejamento e controle das obras ficam disponíveis em uma plataforma simples e intuitiva, em tempo real, levando agilidade e assertividade para a tomada de decisão dos gestores de construtoras e incorporadoras. 

Por fim, a Construct IN é uma startup desenvolvida em 2019 no Rio Grande do Sul, que tem como propósito tornar possível construir de qualquer lugar do mundo. A plataforma permite a documentação e o gerenciamento remoto de obras por meio de imagens em 360º, possibilitando um acompanhamento completo da evolução das obras e uma comunicação ágil com todos os stakeholders. Atualmente, a startup conta com mais de mais de 700 obras em andamento, localizadas em mais de 20 estados do país.

O setor de construção civil encerrou 2022 com uma expansão de 10,9% no Sinapi (Índice Nacional da Construção Civil), segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As startups que fazem parte do ecossistema da Trutec exploram um mercado que deve crescer ainda mais em 2023, conforme a estimativa de 62% dos empresários brasileiros do setor da construção civil e imobiliários entrevistados pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Estratégica. 

Para saber mais sobre a FEICON 2023 e fazer seu credenciamento, clique aqui