O mercado imobiliário de Santa Catarina segue em destaque no cenário nacional e os números crescentes indicam perspectivas ainda mais positivas para os investidores do setor. O estado que tem o metro quadrado mais caro do país também apresenta valorização imobiliária acima da média brasileira. Enquanto a média dos estados ficou na casa dos 5%, cidades catarinenses atingiram valorização de 19% nos últimos 12 meses.
O litoral norte de Santa Catarina é onde se concentram as cidades com o metro quadrado mais valorizado no último ano: Itapema, valorizou 20,56%; São José, 19,73%; e Itajaí, 19%. Os números chegam a ser três vezes maiores que o restante do país, incluindo as capitais. Os dados são do índice FipeZap de julho de 2022.
A pujança do mercado pode ser observada em empreendimentos que já despontam como referência também em urbanismo e sustentabilidade. Em Porto Belo, município localizado em ponto estratégico da chamada Costa Esmeralda catarinense, o Vivapark Porto Belo – primeiro bairro parque do país – já alcança valorização acima dos 160% em terrenos para residências unifamiliares em um período de 24 meses.
No início do segundo semestre deste ano – quando foi anunciada a primeira expansão do bairro – foram comercializados cerca de 115 milhões de reais em apenas um dia de vendas de terrenos e o interesse do mercado é crescente. “A localização é parte fundamental da valorização do Vivapark Porto Belo, mas o que o mercado vê vai muito além disso. Atributos como sustentabilidade, áreas verdes que abraçam todo o bairro, qualidade de vida e tecnologia são o futuro do setor imobiliário” comenta Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.
Referência em sustentabilidade
Idealizado por Jaime Lerner com base em conceitos do Novo Urbanismo, o Vivapark Porto Belo já é referência global em sustentabilidade. Em março deste ano, recebeu o nível platinum do selo LEED for Communities: Plan and Design, feito inédito no mundo. Entre os índices que levaram o bairro parque a alcançar o maior score mundial da certificação estão, por exemplo, Qualidade de Vida e Inovação.
Com o atual contexto de mudanças climáticas e aquecimento global, o que se vê em países do Leste Europeu, Suécia ou Estados Unidos, por exemplo, são investidores do mercado imobiliário cada vez mais criteriosos em suas escolhas. Para muitos, além da rentabilidade, a responsabilidade socioambiental está entre os fatores determinantes de uma decisão.
“Não há investimento melhor nem mais seguro do que esse. Fora do Brasil já é realidade e agora será aqui também” completa Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.