Tecnologia gera insights para ajudar na compra do seu imóvel

Tecnologia gera insights para ajudar na compra do seu imóvel

Plataforma Mudee oferece filtros inteligentes para encurtar o caminho até o lar ideal

Quem busca comprar ou alugar um imóvel já não depende tanto de corretores, imobiliárias ou alguém que oriente sobre o melhor caminho para conquistar o lar ideal. Atualmente, os portais imobiliários permitem buscas por regiões, acesso a fotos e vídeos, projeções em 3D, realidade virtual e uma série de novas ferramentas. “Os consumidores estão em busca de mais autonomia para tomar suas decisões na área imobiliária. Por isso, ferramentas que tornam o processo mais ágil, intuitivo e claro ganham cada vez mais adeptos e importância nesse mercado”, esclarece Vinicius Souto, CEO da Mudee, plataforma digital dedicada ao mercado residencial de alto padrão e de luxo.

Mesmo em segmentos em que a consultoria ou o tratamento VIP – através dos chamados private brokers – são comuns, como a área residencial de alto padrão e de luxo, a independência na busca e o apoio da tecnologia é cada vez maior. “Hoje, as ferramentas tecnológicas dão todos os insights para quem quer comprar ou alugar uma casa de forma mais assertiva”, explica Souto. O idealizador da Mudee conta que todo o sistema da plataforma foi pensado para, mesmo no ambiente digital, valorizar a exclusividade, usando para isso os principais critérios do público-alvo para encurtar a sua busca até o imóvel perfeito, que esteja totalmente dentro dos seus critérios.

Um dos filtros mais usados na plataforma Mudee atualmente é a busca por bairro preferido, que mapeia na região escolhida todos os imóveis qualificados e com o perfil do cliente, em opções de locação, compra e lançamentos. A busca por tipos de imóveis, com as características e dependências exigidas pelo consumidor (lofts, coberturas, com condomínio ou área de lazer, por exemplo), também gera resultados qualificados, segundo Souto. Propriedades anunciadas com excelentes fotos e descrições precisas também traduzem com mais clareza o imóvel – riqueza nos detalhes é um dos pontos chave para a boa experiência do usuário nos portais. “É a primeira visita ao imóvel”, considera Souto.

Tantas inovações fazem o consumidor ganhar bens preciosos, como tempo e, muitas vezes, dinheiro. Isso porque, com os recursos tecnológicos disponíveis, é possível comparar e visitar vários imóveis em um curto espaço de tempo, ajudando a levar à melhor decisão e evitando ainda aquelas surpresas desagradáveis de visitar imóveis “no escuro”, orientadas apenas pela indicação de alguém que quer fechar um negócio. Para o CEO da Mudee, a revolução digital tem proporcionado cada vez mais mudanças nos hábitos de consumo também área imobiliária; os clientes estão mais exigentes e anseiam por serviços mais rápidos e eficientes.

O mercado imobiliário, no entanto, permanece como um dos mais tradicionais e ainda envolve, na maioria das vezes, transações burocráticas – o que a tecnologia também vem ajudar. Tour virtual, contratos digitais, chatbots, placas com QR são algumas soluções tecnológicas que hoje favorecem tanto o consumidor, como o corretor e as imobiliárias. “Essas tecnologias agilizam os processos, logo são favoráveis para todos os envolvidos na transação imobiliária”, explica o CEO da Mudee.

Em meio à proliferação e especialização dos sites de busca voltados para a área imobiliária, destacam-se aqueles que oferecem diferenciais. A plataforma Mudee, por exemplo, além de se dedicar a uma área específica do ramo imobiliário – os imóveis de alto padrão e de luxo de regiões privilegiadas –, também possibilita que o consumidor entre em contato direto com o anunciante imediatamente, com total segurança e privacidade, para acelerar os processos de negociação. “Diferentemente de outros portais, nossos resultados não são genéricos e destacam atributos que realmente interessam. Esse atendimento personalizado cria insights tecnológicos que outros canais não oferecem, sem dispensar o fundamental do relacionamento e interação humanos”, diz Souto.

Dessa maneira, no cenário atual, plataformas e aplicativos surgem como grandes tendências mundiais do setor imobiliário e a tecnologia já se transformou, em muitos casos, na maior parceira da empreitada em buscar uma nova morada ou investimento. Além de conforto e agilidade, as plataformas dão acesso a um público ainda maior para cada imóvel – dessa forma, as chances de compra, aluguel e venda crescem exponencialmente, numa escalada sempre apoiada pelo melhor da tecnologia.

Comments are closed