Tecnisa retoma rodada de negócios com startups em busca de iniciativas focadas em ESG

A Tecnisa, uma das maiores incorporadoras de empreendimentos residenciais do Brasil, que trabalha de forma integrada com construção e vendas, retoma o Programa “Fast Dating”, uma rodada de negócios que tem como objetivo incentivar a economia local e encontrar startups que possam impactar a companhia com ideias inovadoras. Nesta edição, a construtora e incorporadora busca por produtos ou serviços com foco em ESG (sigla em inglês para os critérios de governança ambiental, social e corporativa) que atendam diferentes setores da empresa. 

No primeiro encontro, realizado no dia 9 de maio, na sede da Tecnisa, localizada no bairro Jardim das Perdizes, em São Paulo – SP, oito startups apresentaram seus projetos relacionados com ESG, em “pitches” de 15 minutos cada. Duas foram pré-selecionadas: UpLexis, com seu projeto de gestão de riscos para a área de governança; e a Camargo Química, que conta com uma tecnologia para sequestro de carbono na construção de edifícios.  

Outras três startups entraram na lista de negócios em potencial: 4Hábitos, empresa de gestão em aproveitamento de resíduos; Abundance Brasil, que atua com crédito de carbono; e ImpulsoBeta, empresa de gestão de diversidade.    

As inscrições para as empresas interessadas em participar do “Fast Dating” seguem abertas no link https://www.tecnisa.com.br/lp/fastdating. As startups selecionadas serão convidadas para os futuros eventos presenciais, que devem ocorrer a cada 90 dias, com o próximo programado para o início de agosto. 

Passo a passo 

Após a apresentação das startups, o time da Tecnisa responsável pela rodada de negócios faz a análise dos serviços, produtos ou soluções e decide quais deles estão alinhados com a estratégia da companhia e tem potencial para implementação. Não há um número limite de startups ou projetos que serão aprovados pela empresa, a diretriz é “Open Mind” para inovação.

“Esse programa teve início em 2011 e foi pioneiro no setor imobiliário do País. Retomá-lo é abrir caminho para identificar novas práticas, inicialmente relacionadas aos desafios ESG, de maneira ágil e eficiente. Essas iniciativas nos auxiliarão a crescer de forma sustentável e responsável, com o nosso DNA de inovação”, explica o presidente da Tecnisa, Fernando Tadeu Perez.

Indicadores 

A troca de experiências com empresas jovens e inovadoras reforça os valores e a cultura de inovação que acompanha a história da Tecnisa. Neste novo ciclo do programa, o objetivo é aumentar a quantidade de negócios fechados para cerca de 10%, com apoio de consultoria externa, envolvimento de executivos sêniores e assessoria de especialistas internos no tema ESG. 

“Um dos drivers desta nova edição é procurar produtos e serviços que consigam tornar o edifício mais eficiente em termos de consumo de energia ou água ou recursos naturais”, complementa Perez. 

Do lançamento em 2011 até o momento, já foram realizadas 88 edições, com mais de 700 empresas participantes e 46 soluções implementadas pela Tecnisa.