Otimizar os processos de gestão de pequenas empresas da construção civil, por meio de uma ferramenta de baixo custo e de alto valor de entrega para o mercado: este é o objetivo do software GO Gestor Obras, da Softplan. A nova marca foi lançada neste mês e já acumula mais de 500 clientes, além de benefícios como economia de aproximadamente 14 horas de trabalho por semana e redução de cerca de 6% na compra de materiais para pequenas construtoras.
O GO Gestor Obras substitui a marca Sienge GO!, no mercado desde 2019. O software foi inspirado no Sienge Plataforma, solução de tecnologia e gestão líder do setor. O GO Gestor Obras passa a ser a principal solução da Softplan para pequenas incorporadoras e construtoras. Esse perfil de empresa costuma ter equipes de gestão bastante reduzidas e, pensando nesse contexto, a solução integra os principais pilares da gestão de uma obra, como a engenharia, o financeiro e a cadeia de suprimentos, facilitando a rotina dos profissionais que atuam nessa área.
O destaque do GO Gestor Obras é o funcionário digital, uma funcionalidade que usa inteligência cognitiva, uma forma de inteligência artificial com capacidade de raciocínio lógico. Ele atua como um assistente direto, consultando as informações da obra, da gestão administrativa e do fluxo de caixa. Como os times costumam ser pequenos nesse perfil de empresa, essas consultas de informações exigem muito tempo e podem sobrecarregar os profissionais ou até gerar riscos de gestão em razão de informações consultadas de forma equivocada.
“O gestor deve focar no bom andamento da obra e nas atividades de gestão da empresa. O GO garante a assertividade que o pequeno construtor precisa para impulsionar o seu negócio com segurança e eficiência operacional”, destaca Renata Aschar, Diretora de Negócios do Sienge e do GO Gestor Obras.
O funcionário digital da solução é reconhecido internacionalmente com o prêmio IBM Beacon Awards, pela adoção da inteligência artificial baseada na cognição, que usa raciocínio lógico para interagir com o usuário.
A adoção de uma nova marca representa a nova fase do software, que ganhou ainda mais robustez de tecnologia e protagonismo entre o público de pequenas construtoras. Nos últimos meses, o GO teve evoluções no Módulo Financeiro e agora permite uma gestão ainda mais completa com análises personalizadas sobre despesas em cada etapa da obra. A usabilidade do software também apresenta novidades, com pesquisas de informações facilitadas.
A nova marca foi apresentada em primeira mão aos clientes e participantes durante a quinta edição do Construsummit, maior evento voltado para gestores da cadeia de construção civil no país. Além das evoluções do produto, a Softplan também antecipou a próxima novidade. “O GO Gestor Obras será integrado ao software da eCustos, também solução do portfólio da Softplan. Nossa proposta é profissionalizar a gestão de orçamentos, levando uma solução criada por um engenheiro de custos para profissionais da indústria da construção”, conta a executiva.
Com essa nova marca no mercado, o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção Civil da Softplan amplia a missão de seguir oferecendo tecnologias especialistas para transformar os processos da cadeia produtiva em todas as etapas, do pré-obras ao pós-venda.