O projeto da Modularis Offsite Building possui 136,88m² e tem como objetivo entregar altos níveis de conforto e qualidade
Localizado em Itupeva, interior do estado de São Paulo, o MGuestHouse não é apenas um protótipo de construção offsite de prédios e hotéis, mas também a prova de que aplicações industriais e de alto desempenho podem se unir para a construção de edificações modulares. Pioneiro e inovador no país, o projeto mostra a versatilidade de se utilizar a construção modular em hotéis, residências ou apartamentos. Com 11 toneladas de aço empregado, a obra possui 136,88 m² de área construída.
William Moraes, da empresa Modularis Offsite Building, responsável pelo projeto, comenta que a construção modular é um universo revolucionário. Um modelo que torna a construção civil compatível com o século XXI, aumentando a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações. “Assim como no Projeto MGuestHouse, o setor da engenharia civil caminha para entender os conceitos e possibilidades da construção offsite. Com isto, é uma questão de tempo para que grande parte das edificações multipavimentos utilizem este método.”
Graças a técnica construtiva, o projeto em Itupeva ainda oferece diversas possibilidades de expansão para quem desejar adicionar mais quartos, recepções, espaços de lazer etc. Independentemente da função a qual a construção será destinada (hotel, residência ou apartamento), o MGuestHouse possui o objetivo de alcançar altos níveis de exigência, com relação ao conforto e qualidade, além de possuir alta escalabilidade e velocidade, que só a construção offsite é capaz de entregar.
Williams Moraes ainda comenta que todos os projetos desenvolvidos pela Modularis utilizam do aço como seu elemento principal. “O sistema em aço traz muitas vantagens para o modelo e, atualmente, vem sendo o mais aplicado devido as suas vantagens competitivas nos mais diversos tipos de perfis e opções de trabalhabilidade, trazendo um amplo leque de customizações. O sistema em aço está presente em nossa estrutura cúbica e também em outros elementos do nosso modelo construtivo, tais como, piso, parede, cobertura e infraestrutura de instalações.” Um dos principais parceiros desse projeto foi a Arcelor Mittal, através de seu sistema Steligence®. Trabalhamos a 4 mãos com as equipes técnicas da Arcelor e no final pudemos constatar uma economia de até 23% no emprego do aço para as construções multipavimentos que utilizam essa tecnologia.
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) avalia que construções modulares com as características do MGuestHouse estão em crescente expansão no Brasil nos últimos anos. “Como a estrutura em aço é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o desperdício desses materiais. O ambiente limpo com menor geração de entulho oferece ainda melhores condições de segurança ao trabalhador contribuindo para a redução dos acidentes na obra”