Primeiro residencial da Porto5 em Porto Alegre une a natureza à completa infra de lazer

Acqua+ Life Club é o 34º empreendimento da Porto5, que já tem outros 16 entregues e mais de 8.500 unidades lançadas

Com arquitetura e paisagismo em total harmonia, o Acqua+ Life Club, empreendimento que marca a entrada da construtora Porto5 na capital gaúcha, chega com a proposta de unir a natureza à uma completa infraestrutura de entretenimento e lazer. Situado na Zona Norte da cidade, e com gestão comercial da 2day Gestão de Lançamentos, possui uma área de 73.847,89m², sendo 25.521,11m² de terreno e 49.326,78m² destinados à construção.

Arquitetura – Responsável pelo projeto arquitetônico do condomínio, o Studio Ronaldo Rezende optou por três torres em formato de Y, privilegiando a distância entre um apartamento e outro. Cada uma terá 18 andares com 12 unidades por pavimento, totalizando 630 apartamentos, sendo 210 por torre. As moradias têm design padrão, de 2 dormitórios, com áreas privativas que variam de 51,75m² a 56,64m², conforme a unidade, sendo que todas contam com suíte.

Conforme destacou o arquiteto Raul Rezende, os prédios em formato de Y propiciam explorar visuais melhores para cada unidade, bem como boa orientação solar, possibilitando, assim, maior quantidade de luz e distribuição mais equilibrada entre os apartamentos. “Pensamos a implantação dos apartamentos de uma maneira que sobrasse muita área de lazer no térreo, sem que o espaço de entretenimento ficasse concentrado em apenas uma parte do empreendimento”, salientou.

Raul evidenciou ainda que outro grande diferencial do Acqua na parte arquitetônica é a construção de uma área de rooftop em cada uma das três torres. “Com isso, tanto os moradores dos andares mais baixos como os dos pavimentos mais altos podem desfrutar e ter acesso à bela vista de Porto Alegre, já que o local é um ambiente contemplativo com espaço gourmet e churrasqueira”, completou ele.

Paisagismo – Já o projeto paisagístico do Acqua foi pensado de uma forma bem original, beneficiando a vegetação que o próprio terreno dispõe. Como disse o arquiteto Frederico Karam, à frente da Inflorescência Paisagismo, empresa que assina o design paisagístico do condomínio, o conceito já “estava posto” quando a equipe foi visitar o local. “Nos deparamos com muitos butiazeiros de porte alto e em ótimo estado de preservação e, no mesmo instante, percebemos uma oportunidade única: criar as áreas de solarium ao redor da piscina integrada a um fragmento de butiazal, que tem um valor paisagístico impressionante”, observou.

Desta forma, a piscina será disposta na melhor posição solar do terreno, com deck molhado e tanques em diferentes profundidades, possibilitando seu uso para todas as idades. As quadras esportivas ficarão em um complexo de atividades, permitindo a criação de um imenso gramado livre com pouco declive. “Com isso, teremos um grande vazio, que é um componente muitas vezes negligenciado na paisagem construída. Pois, através desses espaços consegue-se ‘ler’ o local, sua extensão e suas características”, frisou.

Além disso, há vários equipamentos de lazer. Entre eles, dois playgrounds, dez quiosques temáticos com churrasqueira distribuídos pelo parque, local para atividades com pets e o jardim com muitos caminhos a serem explorados.

Em relação ao verde, o empreendimento terá árvores de grande porte a leste, com propósito de gerar sombreamento e regularidade no espaço. A oeste, mais árvores de vários tamanhos, a fim de que no inverno haja zonas com ampla radiação solar, além de espaços com sombra para que os moradores desfrutem do recinto também no verão. “As árvores e arbustos são nativas em sua maioria, sendo espécies muito floríferas, algumas perfumadas, que são sempre características muito estimulantes para utilização dos espaços externos”, destacou Karam.