O coliving, ideia de moradia compartilhada que se assemelha ao modelo de “república estudantil”, é conhecido por 4 em cada 10 brasileiros que buscam imóvel para locação, revela pesquisa do DataZAP, braço de inteligência de dados imobiliários do Grupo OLX. Dentre os entrevistados, 10% já moraram em um coliving e 3% moram em um imóvel com este conceito. A pesquisa, realizada em agosto de 2023, teve o objetivo de entender como os locatários se relacionam com esse formato de moradia.
O estudo aponta ainda que 12% dos entrevistados morariam em um imóvel do tipo com quartos e banheiros individuais, mas ambientes comuns da residência, como sala de TV, cozinha, lavanderia e churrasqueira compartilhados. A vantagem desse modelo consiste em um desembolso mensal inferior ao de um aluguel, proporcional à quantidade de moradores que compartilham o local.
O coliving é mais conhecido pelas gerações Z (47%) e Y (44%), entre pessoas com renda acima de 10 salários mínimos (53%) e que não têm filhos (44%). Entre gêneros não há diferenças significativas, sendo que entre as mulheres a amostra que conhece essa opção corresponde a 38% dos respondentes e entre os homens, 37%. A variação também é pequena quando se avalia o estado civil, sendo os viúvos (41%), os solteiros (39%) e divorciados (38%) os que mais conhecem.
Pesquisa DataZAP 2023 |
O estudo foi realizado com 390 entrevistados, usuários dos portais ZAP e Viva Real que alugaram ou têm interesse em alugar um imóvel nos próximos 12 meses, por meio do preenchimento de questionário online estruturado.