O bairro do Grajaú, na Zona Sul de SP, receberá 5 mil unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”
O bairro do Grajaú fica situado no Distrito do Grajaú, Zona Sul de SP, e nasceu nas décadas de 1950 e 1960. O Distrito do Grajaú apresenta uma elevada taxa de crescimento, uma das cinco maiores de São Paulo. Além de ser o distrito mais populoso, é também o que possui o maior número de pessoas vivendo em favelas.
A EPH (Empresa Paulista Habitação) Incorporadora, empresa focada no segmento econômico e especializada em produtos que atendem as demandas do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, prevê VGV de R$ 1 bilhão somente nestes 5 projetos, que serão lançados até o fim de 2024 e entregarão 5 mil unidades habitacionais no Bairro do Grajaú, gerando empregos, fomentando a economia e reduzindo a favelização da região. Além disso, a incorporadora também já tem outros projetos em andamento, nas regiões do Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim São Luiz, Barueri e Itapevi. Os lançamentos previstos para os próximos 02 anos já somam mais de 12 mil unidades e VGV previsto de 3,5 Bilhões de reais.
Segundo Valdomiro Garrah, Diretor Comercial da EPH, “a ideia é ter projetos para as pessoas que se enquadram nas faixas 1 e 2 do “Minha Casa, Minha Vida” e que querem comprar imóvel através de financiamento bancário utilizando subsídio oferecido pelo governo para famílias com renda familiar de até R$ 4.400,00. Ainda mais agora com o Desenrola Brasil, que é uma iniciativa do Governo Federal que visa ajudar a renegociação de dívidas da população.
O Programa Desenrola Brasil, automaticamente, vai melhorar a situação de crédito das famílias e impulsionar o mercado imobiliário. “Recentemente, tivemos o aumento do teto do MCMV, o que acaba incluindo muitas pessoas que antes não conseguiam comprar imóvel pelo Programa. Agora, com o Desenrola Brasil, o brasileiro vai poder regularizar o nome e a EPH (Empresa Paulista de Habitação) consegue fazer a aprovação de crédito facilitada para compra do imóvel”, completa Garrah.
A EPH Incorporadora sabe que o sonho de toda família é ter sua casa própria. Por isso, trabalhar com o “Minha Casa, Minha Vida” vai muito além do que apenas construir prédios e vender apartamentos. “Construir moradias acessíveis faz parte da missão da EPH, do compromisso social da empresa. Nós também ajudamos as famílias na orientação para a renegociação de dívidas e na educação financeira para aquisição do seu imóvel e futura aprovação com o banco, além de flexibilizar o pagamento da entrada que pode ser parcelada em até 120 meses. Com isso, temos obtido bons índices de aprovação”, afirma Valdomiro Garrah
Os projetos no Grajaú prometem gerar milhares de oportunidades diretas e indiretas de trabalho, e vão ajudar a fomentar a economia da região. “Serão geradas mais de 3.000 oportunidades de trabalho, incluindo corretores de imóveis, autônomos, profissionais da construção civil…É uma movimentação grande de pessoas para poder fazer parte das obras, comercializar e fazer a entrega, que está prevista para 2027. Consequentemente, a geração de empregos ajuda a fomentar a economia da região. A EPH tem um compromisso social muito forte. Então, sempre que existe algum projeto, a empresa pensa no local, nos compradores, na geração de empregos e como esse projeto pode beneficiar a região como um todo”, afirma Garrah.
O Grajaú é muito carente de empreendimentos verticalizados. Como a região é muito adensada e com poucos vazios urbanos, há uma complexidade para desenvolver projetos na região, pois exige várias compensações ambientais. Porém, a EPH Incorporadora já avançou bastante na Prefeitura e pretende lançar até o fim de 2024. “Já tem uma sinalização positiva em relação à aprovação desses projetos na Prefeitura. Provavelmente, a gente vai ter o lançamento imobiliário desses produtos no segundo semestre de 2024. São produtos muito aguardados, onde a gente procurou colocar todos os equipamentos de lazer necessários e vai ser realmente um grande marco para a região. Estamos trabalhando nesses projetos do Grajaú há mais de três anos. Agora chegou a hora de colocar em prática”, vamos construir um verdadeiro bairro”, finaliza Valdomiro Garrah.