Lyx renova certificado de qualidade na construção civil

Construtora Lyx recebe Certificado do SIAC 2021 exigido pelo Governo Federal

A Lyx recebeu, em setembro, o Certificado de Sistema de Gestão Referencial Normativo nível “A” do SIAC 2021. O documento é emitido por Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC), empresas acreditadas pela Cgcre/Inmetro e atesta que os serviços e o sistema de gestão da construtora estão dentro dos padrões de conformidade exigidos pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

De acordo com a Gerente de Processos da Lyx, Luana Fialkoski, esse é mais um certificado que vem confirmar aos clientes e ao mercado a seriedade e o comprometimento do trabalho da construtora, responsável por obras do programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Essa certificação se soma à certificação IS0 9001. “Além dessas auditorias, a empresa ainda passa por Auditoria Contábil e de Controle e Operação Financeira, tudo para garantir o melhor funcionamento interno dos processos, seja na área administrativa ou de engenharia”, explica.

Luana fala que essas certificações são uma garantia extra para quem adquire um imóvel da Lyx. Isso porque o PBQP-H é uma ferramenta do Governo Federal usado para melhorar a qualidade das construções a partir da avaliação de conformidade das empresas de serviços e engenharia. “Auditorias Externas são ferramentas eficazes no processo de gestão empresarial, sempre realizadas por empresas terceirizas, idôneas e isentas. São eventos periódicos nos quais é possível avaliar requisitos, conforme normas específicas, medir a conformidade de processos e tratar não-conformidades oriundas de desvios”, salienta.

São verificados pontos como a qualidade, com obras marcadas pela segurança e durabilidade; e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização. “Durante esse processo, a empresa de auditoria analisa desde a qualidade dos materiais utilizados nas obras, a padronização técnica, as tecnologias inovadoras, além de uma série de outros requisitos importantes para uma habitação social e uma construção sustentável”, comenta.