O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que o setor da construção civil é responsável por aproximadamente 40% do consumo de energia e por 40% da emissão de CO2 em todo o mundo. Diante desse cenário, promover uma cultura de desenvolvimento imobiliário neutro em carbono no Brasil era uma premissa da Incorporadora BFabbriani, que há oito anos investe em um modelo de negócio mais ecológico e voltado à sustentabilidade.
O investimento vem dando resultado e, com isso, foi possível neutralizar a emissão de carbono de todo o setor administrativo da empresa, que pretende expandir a ação para toda a operação. A conquista do selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, é um reconhecimento dos resultados atingidos. “A sustentabilidade orienta fortemente o nosso trabalho e, conseguir neutralizar as emissões de carbono do nosso escritório é apenas um dos caminhos percorridos. Constantemente buscamos incentivar entre nossos funcionários ações responsáveis e ecologicamente mais assertivas para conseguirmos fazer, de fato, a nossa parte para cuidar melhor do meio ambiente”, comenta Bruno Fabbriani, CEO da incorporadora.
Entre as políticas mais sustentáveis adotadas pela BFabbriani, está o uso de materiais reutilizáveis no escritório, incentivo da bicicleta como principal meio de transporte dos funcionários e a diminuição do uso de energia elétrica, por exemplo. “Nossa meta é provar que é possível oferecer soluções mais eficientes e ecologicamente corretas para o segmento imobiliário no Brasil”, ressalta o CEO da incorporadora.
Fabbriani explica que a incorporadora investe na eficiência energética dos imóveis por meio da instalação de painéis solares e iluminação LED, além de padronizar em todos os empreendimentos a tecnologia para captação de água de chuva, vagas para veículos elétricos, válvulas dual flux nas áreas comuns (que representam um potencial de até 60% de economia de água), entre outras soluções. “Além de nosso compromisso de reduzir as emissões de carbono no setor imobiliário, também estamos comprometidos em identificar soluções que aumentem a conveniência e o conforto por meio da integração perfeita de sistemas de fornecimento de energia e opções de mobilidade. Sabemos que a construção civil sustentável é possível e estamos fazendo nosso papel ativo para difundir essa ideia. O próximo passo é a neutralização da emissão de carbono nas obras”, comenta.