Especialistas debatem PPP da Habitação da cidade de São Paulo

Na próxima terça (12/04), às 19h, no Infra Live, a especialista em PPPs e concessões, a fundadora do Infracast Isadora Cohen, e o diretor de desenvolvimento da TEEN Imobiliário, o arquiteto e urbanista Gustavo Partezani, debatem sobre a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da habitação municipal do país.

O Infra Live é uma iniciativa do Infracast, com transmissão pelo Instagram da plataforma @_infracast (Clique aqui).

A TEEN é responsável pela construção de mais de 2,7 mil moradias habitacionais nos bairros da Mooca e Anália Franco, na capital paulista. São unidades com até 50m², voltadas às famílias com faixa de renda entre um e dez salários, que têm enquadramento nos programas habitacionais da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab).

Com um déficit habitacional de 5,9 milhões de domicílios, de acordo com a Fundação João Pinheiro (FJP), o Brasil tem um longo caminho para resolver o problema da falta de moradia, principalmente nos grandes centros urbanos. A capital paulista, por exemplo, contabiliza déficit de 474 mil domicílios, segundo dados da administração municipal.

O diretor de desenvolvimento da TEEN Imobiliário, Gustavo Partezani, cita que: “assim como nos setores de saneamento básico e iluminação pública, por exemplo, as parcerias público-privadas (PPPs) também apresentam soluções efetivas para a redução do déficit de moradias no Brasil.”


O executivo destaca também o bate-papo com a especialista Isadora Cohen. “Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para compartilhar informações sobre o tema junto aos vários atores que compõem esse ecossistema, como gestores públicos e privados, bem como a população.”

A fundadora do Infracast, Isadora Cohen, que atuou como secretária de Desestatização, sendo responsável pela Unidade de PPPs do Estado de São Paulo, entre 2014 e 2019, cita: “Atuei na estruturação e gestão de um projeto de PPP na área de habitação social e acredito que a modalidade expressa uma tendência que veio para ficar”, disse.

A TEEN também atua com outro lote da PPP em São Paulo (SP), no bairro de Heliópolis, com expectativa de construir mais 1,1 mil unidades habitacionais.

Qual o benefício da PPP para o cidadão?

Além da localização privilegiada, com proximidade à estações do Metrô e da CPTM, corredores de ônibus e infraestrutura para a mobilidade ativa, os projetos da TEEN se diferem do habitual quando se trata de habitação popular que, no geral, são disponibilizados nos extremos dos grandes centros e sem muita ou com pouca infraestrutura.

Dos quatro complexos que a empresa irá construir na Mooca, um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, três têm o Parque da Mooca ao centro, onde as concepções arquitetônicas, urbanísticas e de paisagismo são diferenciadas, principalmente no que tange aos padrões verificados em moradias populares.

Os empreendimentos atenderão às melhores práticas do ecossistema de cidades, inclusive do conceito de cidade com mix de usos, nas quais a mobilidade ativa e o acesso à infraestrutura de transporte já em operação são priorizados.

Serviço

Infra Live — Iniciativa da plataforma Infracast

PPP da Habitação da cidade de São Paulo

Quando: terça-feira (12 de abril)

Horário: 19h (ao vivo)

Local: Instagram Infracast (@_infracast)