Empreendimento da Dimas Construções projetado integralmente com uso do BIM é destaque em anuário de engenharia

Empreendimento da Dimas Construções projetado integralmente com uso do BIM é destaque em anuário de engenharia

maio 11, 2021 Comentários desativados em Empreendimento da Dimas Construções projetado integralmente com uso do BIM é destaque em anuário de engenharia By admin

Primeiro edifício residencial do estado projetado para ter a certificação Fitwell, concedida a imóveis que oferecem ambientes e soluções pensados para estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis, o D/Mys, da Dimas Construções, é um dos destaques do primeiro Anuário BIM Santa Catarina. A publicação traz uma seleção de projetos desenvolvidos com a ferramenta e foi produzida com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC). Segundo o presidente da entidade, engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier, o material deve ser fonte de pesquisa para os profissionais que utilizam ou pretendem trabalhar com a plataforma.


BIM é a sigla para Building Information Modeling. A ferramenta representa uma grande evolução em relação ao tradicional CAD, software usado desde os anos 80. Em vez de ser utilizado apenas para desenhar estruturas, o BIM possibilita a criação de um modelo virtual do edifício em 3D com grande volume de detalhes e informações. A plataforma possibilita, por exemplo, fazer antecipadamente os cálculos do material necessário para cada etapa de execução da obra e auxilia as equipes na chamada compatibilização de projetos (identificação dos ajustes necessários para garantir que haja integração entre projetos hidro sanitário, estrutural, arquitetônico, elétrico, de climatização, entre outros), o que evita retrabalho, diminui desperdício no canteiro de obras e garante mais qualidade ao produto final.


“Comparo o BIM a um iceberg. A possibilidade de visualização do empreendimento em 3D é a parte percebida por todos. Mas a plataforma tem um volume enorme de informações que ficam armazenadas e que nos ajudam muito a melhorar a obra em andamento e os projetos futuros”, diz a engenheira Kalindi Duarte Souza. Ela explica que os dados permitem aperfeiçoar o planejamento do orçamento dos projetos e aumentar a produtividade no canteiro de obras, o que garante maior precisão nos prazos de entrega de empreendimentos.


Em tempos de pandemia, o uso do BIM possibilitou à Dimas Construções implantar inovações que melhoram a experiência do cliente no ambiente digital. Com uso de realidade virtual, o cliente consegue “transitar” pela obra para visualizar áreas comuns. Já um modelo em realidade aumentada substituiu a maquete física e possibilita ao interessado conhecer o empreendimento mesmo à distância. Kalindi acrescenta outra vantagem oferecida aos clientes pela tecnologia. 


“Alguns compradores optam por modificar estruturas do apartamento ainda na etapa da construção. Antigamente, a decisão era feita a partir da análise da planta baixa do imóvel. Agora, o cliente pode ‘caminhar’ pelo seu apartamento em 3D e visualizar as mudanças para decidir com mais clareza. Ele ‘vê’ como o imóvel vai ficar com a retirada de uma parede, por exemplo”.


O D/Mys é o primeiro empreendimento da Dimas Construções projetado com uso do BIM. A adoção da plataforma exigiu dois anos de trabalho e mudanças em diversas áreas da empresa. “Houve muita capacitação das equipes e alterações em processos, principalmente no setor de projetos, mas também em áreas tão distintas quanto o jurídico e o financeiro”, diz Kalindi. 


Diretor da empresa, Daniel Dimas observa que o trabalho de adaptação foi intenso. O mais importante, acrescenta, é que os benefícios alcançam as diversas áreas da empresa e geram grande volume de informação. “A tecnologia vai ser cada vez mais uma aliada dos processos de melhoria contínua que trouxemos para o dia a dia da organização e que já fazem parte da nossa cultura interna”. 


O D’Mys traz inovação também em sua concepção. O empreendimento foi projetado a partir de parâmetros estabelecidos para obtenção da certificação Fitwel, que leva em conta 12 fatores associados à qualidade de vida e que abrangem desde a localização do imóvel até a atuação em situações de emergência, passando por itens como acesso ao edifício, escadas, ambientes internos, espaços compartilhados, entre outros.


O ponto de partida para a criação da Fitwel foi a percepção de que ambientes adequados podem contribuir para o combate de problemas como o stress, o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo, fatores associados a doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. A proposta da certificação é que os engenheiros e construtores adotem ideias simples, que deem opções aos moradores para desenvolver costumes que tenham impacto positivo físico e psicológico.


Atualmente em fase de execução, o empreendimento da Dimas fica no Estreito, parte continental de Florianópolis, e terá 14 mil metros quadrados de área construída, com 88 apartamentos, áreas de lazer e convívio no térreo e no rooftop, com vista para a Baía Norte, e soluções como espaço com infraestrutura completa para recepção de
mercadorias.

Comments are closed