Construtoras apostam no Legal Design como ferramenta na negociação de imóveis

Com o surgimento de novas tecnologias, a linguagem jurídica vem sendo adaptada para facilitar os negócios. No lugar dos textos longos e formais, entra em cena o Legal Design, uma ferramenta inspirada no conceito de design thinking, que busca melhorar a experiência do cliente através de uma comunicação mais simples, direta e objetiva, com o uso de recursos como links e desenhos, focada na resolução das questões jurídicas de maneira mais ágil e com total transparência.

De olho nestas inovações, as construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora lançaram seu contrato eletrônico para aquisição de imóveis a partir deste novo formato, que visa desburocratizar a documentação e estreitar o relacionamento entre os clientes e os departamentos jurídicos das duas empresas. A intenção é imprimir um conceito moderno e mecanismo acessível para a finalização da compra e venda.

A iniciativa visa acompanhar as mudanças no perfil dos consumidores que, cada vez mais, sinalizam a busca constante por facilidades na fase da aquisição de um imóvel. Otimizar a experiência com as duas construtoras é outro objetivo – seja para o investidor ou o futuro morador dos empreendimentos lançados – desde o primeiro contato com as marcas, passando pela forma de entrega de informações e se estendendo à assinatura do contrato.

Na prática, o conceito do Legal Design aposta na adoção de linguagem simples e em recursos visuais como desenhos, gráficos e infográficos, tabelas, imagens, links e até QRCodes para traduzir e facilitar o conteúdo dos documentos jurídicos. “Essa iniciativa vai além do contrato seco de compra do imóvel e alcança manifestações e recursos de ações judiciais existentes, com contratos com empreiteiros e fornecedores e aquisição de áreas visando futuras construções”, explica José Luiz Camarero Neto, diretor e sócio das construtoras.

Juntas, as construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial somam mais de 37 mil unidades lançadas em cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e impactam cerca de 4 milhões de pessoas. A meta, agora, é elevar esse número para 7 milhões de pessoas com novas moradias nos próximos anos. Para alcançar esse objetivo, de acordo com Gilson Santoni Filho, gerente executivo jurídico e de cobrança das construtoras, é fundamental a busca e o investimento em inovações no setor da construção civil, de ponta a ponta do processo. “Os clientes que testaram o novo modelo de contrato eletrônico aprovaram o formato, que permitiu não somente um entendimento mais fácil das cláusulas, como a participação deles nos oferecendo sugestões de novas ferramentas para tornar ainda mais fácil encontrar e interpretar informações”, comenta, lembrando que o padrão do contrato ficou 40% menor, sem deixar de lado todos os dados necessários para o cliente.

Legal Design une o design, a tecnologia e o Direito, e o contrato eletrônico das construtoras Bild e Vitta Residencial contempla todas as condições do negócio, com quadro de resumo, preços, condições de pagamento, além de explicações sobre comissões e corretagem, prazo de conclusão das obras e entrega das chaves, entre outros itens. “Nosso contrato eletrônico não vai se restringir apenas à mudança do contrato para um formato mais inteligível para o consumidor final. Ele vai abranger desde as tratativas iniciais até a assinatura do contrato, ou seja, toda a jornada do consumidor na empresa foi revista para que pudéssemos trazer soluções práticas e eficazes para o consumidor”, conclui o diretor José Luiz Camarero Neto.