Construções sofisticadas e rápidas: como a madeira ‘premium’ virou tendência no mercado imobiliário

Por décadas, o mercado de construção civil do país esteve associado a empreendimentos erguidos com cimento, concreto e aço. O setor, porém, tem visto o crescimento de um novo integrante: a madeira engenheirada, uma estrutura leve e resistente que abriu novas perspectivas ao mercado imobiliário por possibilitar obras sofisticadas com praticidade, durabilidade, maior flexibilidade de projetos estruturais e arquitetônicos, entre outras vantagens.
 

O mercado de madeira engenheirada tem projeção de crescimento global de 13,7%, segundo estudo da plataforma de dados Markets and Markets, que inclui o Brasil entre as áreas de potencial avanço.
 

As construções feitas com madeira engenheirada são muito mais rápidas em relação ao modelo tradicional. Isso porque as estruturas já chegam prontas para serem instaladas, diferentemente de uma construção convencional.

“As madeiras engenheiradas são formadas por estruturas de madeiras cortadas em diversas camadas e adesivadas entre elas. O adesivo industrial aplicado, somado à colocação das camadas de forma cruzada, garantem enorme fixação e desempenho estrutural. Essas lâminas de madeira formam um material resistente e muito mais leve em comparação a modelos convencionais na construção, potencializando as oportunidades imobiliárias”, explica Rubens Castro, Gerente de Vendas da Henkel.

Usada em larga escala na Europa e Estados Unidos, a madeira engenheirada oferece ótima acústica e isolamento térmico, além de poder atuar em conjunto com materiais tradicionais na construção.
 

Confira outras características importantes da madeira engenheirada:
 

Leve e resistente

Construções de madeira engenheirada têm de 30% a 50% menos peso em relação a uma construção do mesmo tamanho no método tradicional. Embora bem mais leve, as madeiras laminadas adesivadas também funcionam como carga estática (vigas, pilares, colunas).

“Todo o processo de produção da madeira engenheirada, incluindo a etapa de cortes em lâminas das toras de madeiras, é realizado de forma inteiramente automatizada”, explica Rubens Castro.

Edificações de madeira engenheirada têm vida útil superior a estruturas, como aço e concreto e, apresentam maior resistência a incêndios. Além do fato da madeira ser um excelente isolante térmico, o adesivo Loctite HB X Purbond, aplicado entre as camadas da madeira engenheirada, foi desenvolvido para suportar temperaturas extremas, contribuindo como um importante aliado na resistência ao fogo.

Possibilidade de construções temporárias

O fato de serem encaixadas uma na outra permite a realização de construções temporárias, assim como a flexibilidade no projeto.

No modelo tradicional de construção civil, eventuais mudanças no projeto acarretam na quebra de paredes e estruturas, o que gera acúmulo de entulhos, além da necessidade de investimentos em limpeza e transporte para remover todo o resíduo formado.

Nas construções com madeira “premium”, as alterações no projeto são feitas basicamente com a retirada e substituição das placas de madeira, dando rapidez com menor geração de resíduos.

No caso do interesse na reformulação do projeto original feito com madeira engenheirada, os profissionais especializados já saberão, de antemão, quantas madeiras engenheiradas serão necessárias para a modificar a estrutura da área, assim como a quantidade de peças a serem adicionadas ou retiradas.

Menos ruído sonoro e menor custo operacional

A montagem das madeiras engenheiradas dispensa equipamentos que emitam ruídos. Paralelamente, menos caminhões e veículos são utilizados no processo de construção e desmontagem, já que a madeira engenheirada é muito mais leve e chega pré-montada à área de aplicação. Isso impacta positivamente na redução da poluição sonora e nos custos de construção.

“Uma vez que as madeiras engenheiradas são levadas ao local do empreendimento, o passo seguinte é a montagem, juntando as partes uma a uma, sem solda, como em um jogo de encaixe de peças. Além da sua função estrutural, a madeira engenheirada também pode ser utilizada para pisos, lajes e paredes”, explica o profissional da Henkel.

Mais sustentável

As madeiras engenheiradas produzidas no Brasil são certificadas e vindas de manejo, ou seja, é feito o replantio da madeira extraída.

Outro comparativo: a cada por m³ de cimento e concreto armado produzidos, uma quantidade muito elevada de carbono é liberada na natureza, principalmente no processo de produção de aço, cimento e seus derivados.

Por fim, as sobras da madeira do processo industrial (como serragem e cavaco, por exemplo) podem virar matéria-prima para a geração de energia nas indústrias, o que traz benefício direto ao meio ambiente com a redução de resíduos. Além de representar o ganho de um valor extra com a venda dessas sobras.