Concurso de arquitetura promovido pela Electrolux elege novo conceito de cozinha de estar

Concurso de arquitetura promovido pela Electrolux elege novo conceito de cozinha de estar

Primeiro lugar ficou com o escritório mineiro Júlia Faria Arquitetura, que teve mentoria da arquiteta carioca Hanna Lerner (Foto: Divulgação)

Durante um mês, profissionais do mercado de Arquitetura e Design de Interiores de 11 estados brasileiros debateram o conceito da cozinha de estar. Nos últimos anos, o ambiente passou a protagonizar muitos projetos de arquitetura, ao se tornar um ambiente de integração entre moradores da casa.
 

Com mais de 100 mil pessoas impactadas nas redes sociais, 105 escritórios se inscreveram para a edição, mas apenas 30 foram selecionados para participar da concorrência. Como desafio, tiveram que utilizar os produtos Electrolux para projetar a Cozinha de Estar Electrolux. Toda renda das inscrições foi convertida para o projeto Casa1, centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBT. A doação será utilizada para construção de uma cozinha e servirá de espaço de capacitação para os atendidos pela instituição.
 

Durante o evento, os profissionais contaram com a ajuda de mentores, estrelas do mercado, como Beatriz Quinelato, Melina Romano, Hugo Ribeiro, Hana Lerner e Marcela Penteado.
 

Quem conquistou o primeiro lugar foi o escritório mineiro, Júlia Faria Arquitetura, que teve mentoria da arquiteta carioca Hanna Lerner. “Muito mais do que a premiação, ganhar o concurso significa um reconhecimento que transborda! Esse projeto representa a minha essência e o amor que tenho pelo meu trabalho. É um privilégio estar representando a Electrolux, uma marca que admiro há anos e me identifico muito com os princípios“, comenta Julia, fundadora do escritório.
 

Para a concepção do projeto, Julia refletiu bastante sobre o contexto social: “O isolamento social, consequência da pandemia, nos fez dar mais valor ao que antes era habitual, um simples abraço nunca fez tanta falta em todo o mundo. Agora que estamos vivendo dias melhores, em que podemos abraçar novamente quem a gente ama e receber pessoas queridas em casa, um novo conceito de cozinha toma forma.
 

Hana Lerner, arquiteta e mentora do escritório vencedor, ficou encantada com a criatividade dos participantes. “Adorei acompanhar o processo criativo dos profissionais, principalmente porque a cozinha de estar é um conceito que já aplico nos meus projetos. O conceito vencedor ficou muito harmonioso e deu destaque para os produtos da Electrolux.“, comenta.
 

Dos 30 participantes, apenas 6 finalistas apresentaram a proposta para a Comissão Julgadora, referências e estrelas do mercado: Juliane Mussarelli, Latin America Brand Manager na Electrolux, Luiza Dias Coelho, da coletiva Arquitetas Invisíveis, Murilo Weitz, arquiteto e designer de produto, Nicholas Oher, arquiteto da Ohma Design, Lufe Gomes, fotógrafo e designer, David Bastos, arquiteto e urbanista, e Manuel Sá, arquiteto e fotógrafo de arquitetura e Renata Dirickson, Gerente de Categoria na Electrolux.
 

O papel da Electrolux é sempre trazer soluções inovadoras para o dia a dia das pessoas e, ter o privilégio de criar um canal de troca nesse processo, com grandes profissionais de arquitetura e design, só reforça nosso propósito de desenvolver mais soluções em produtos e serviços para nossos consumidores. Nossa jornada aqui foi brilhante e a parceria com a Archademy já tem nos proporcionado bons frutos e excelentes ideias que queremos colocar em prática para melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores oferecida pela Electrolux“, declara Nelson Scarpin, Diretor de Novos Negócios da Electrolux América Latina.
 

O projeto fez tanto sucesso que será executado. A nova cozinha do coworking da Archademy terá como ponto de partida a proposta de Júlia. A sede da empresa em São Paulo também funciona como hub de profissionais e sede de muitos eventos para o mercado de arquitetura. A ideia de ter uma cozinha de estar é proporcionar a experiência Electrolux para os especificadores, que poderão entender, na prática, os benefícios da marca.

Comments are closed